RIMA acompanha demandas na Comunidade das Goiabeiras na Barra do Ceará
Com apoio da RIMA, comunidade possui uma horta comunitária que coloca em prática a Agricultura Familiar no meio urbano
A Rede Itinerante de Mulheres Atuantes ( RIMA) segue ” rimando” boas ações pelos bairros de Fortaleza. Neste fim de semana, a presidenta da RIMA, Rebeca Mota, esteve no bairro Barra do Ceará verificando in loco o atendimento às demandas solicitadas pelo movimento aos poderes públicos, sobretudo, à Prefeitura de Fortaleza, grande parceira por meio do apoio da Coordenadoria de Mulheres desde de março de 2024, no nome da Dra. Cristhina Brasil.
Sempre em busca de viabilizar melhores condições para nossas mulheres, dando-lhes oportunidade de aperfeiçoamento dentro de suas habilidades e reorganizando sua estrutura familiar da melhor forma, Rebeca Mota viu o trabalho de uma horta comunitária implementando assim a agricultura familiar no meio urbano. São mulheres no campo dentro da Cidade. Isso mesmo ! Mulheres no campo dentro da Cidade !
Recentemente, uma nova lei pretende estimular a produção de alimentos nas cidades.Segundo especialistas, política depende de articulação entre governos
A Lei Nº 14.935 define a Agricultura Urbana e Periurbana (AUP) como atividade agrícola e pecuária desenvolvida nas áreas urbanas e ao redor do perímetro das cidades.
Dentre os objetivos da AUP estão ampliar a segurança alimentar e nutricional das populações urbanas vulneráveis; gerar alternativas de renda e de atividade ocupacional à população urbana e periurbana; estimular o trabalho familiar, de cooperativas, de associações e de organizações da economia popular e solidária, dentre outros.
A articulação com programas de abastecimento e de compras públicas destinadas a escolas, creches, hospitais e outros estabelecimentos públicos também está entre as finalidades da nova política.
Mais melhorias
A RIMA é visionária e segue em frente, atendendo outras demandas como melhorias nas áreas esportivas e de lazer da Vila do Mar. A presidenta Rebeca Mota verificou tudo isso e muito no calçadão da Barra do Ceará que desponta com seu empreendedorismo nos fins de tarde com o belo cenário do pôr do sol.
Rebeca aproveitou para visitar o Núcleo das Goiabeiras, coordenado pela nossa executiva da RIMA, Heloísa Florêncio, para acompanhamento do atendimento de demandas da região, acolhimento de novas e planejamento de ações para o mês de Agosto na histórica Barra do Ceará.
O que é a RIMA?
A Rede Itinerante de Mulheres Atuantes (RIMA) é um projeto idealizado pela Rebeca Mota, em 2022, com o objetivo de promover o protagonismo feminino e a igualdade de gênero. A Rede produz ações sociais focadas na formação, proteção, defesa e desenvolvimento das mulheres. A Rima está como presidente, a articuladora social Rebeca Mota, também idealizadora da iniciativa.