Saúde e longevidade: a importância da mudança de hábitos para melhor qualidade de vida
A saúde e longevidade é um tema que está cada vez mais em alta entre os brasileiros. Em tempos de pandemia e diversas outras doenças que nos cercam, as pessoas têm priorizado os cuidados consigo para não adoecer e prolongar ainda mais o seu tempo de vida.
Naturalmente, o questionamento é: como conseguir a longevidade? Existem diversas atitudes que podem contribuir diretamente para que possamos viver mais, mas isso requer um grande compromisso e esforço de cada um.
O grande segredo para viver mais está no equilíbrio de dois pilares que temos, o nosso estado físico e mental. Tanto o corpo quanto a mente devem estar em perfeita sintonia e funcionando plenamente para que o ser humano alcance uma melhor qualidade de vida.
De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a expectativa de vida no Brasil aumentou para 76,3 anos. A especialista em emagrecimento e longevidade, Dra. Isadora Machado, ressalta que os dados estão ligados diretamente às mudanças de hábitos.
“As pessoas começaram a entender o quanto determinados hábitos nos fazem mal. Por isso, estão se cuidando mais. E como fazer isso? Mudando a alimentação, criando uma rotina de exercícios físicos e dormindo de forma correta”, ressalta.
Definir uma rotina alimentar com variedade de nutrientes é a chave para uma saúde exemplar, evitando frituras e comidas industrializadas. Outro ponto importante é o sono, responsável pelo bom funcionamento da saúde física e mental.
Por último e um dos mais relevantes, é praticar atividade física, que ajuda muito no controle de peso, mantém ossos e articulações mais saudáveis e reduz sintomas de doenças como ansiedade e depressão.