TV News

Saúde mental: Saiba como lidar com os desafios do processo de envelhecimento  

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos últimos dez anos, o grupo de pessoas com 60 anos ou mais no Brasil passou de 22,3 milhões para 31,2 milhões, crescendo 39,8% no período. O envelhecimento é um processo natural e inevitável na vida humana, e pode trazer diversos efeitos físicos e psicológicos. Estudos apontam que a saúde mental é um aspecto importante a ser considerado conforme o passar dos anos, pois influencia a qualidade de vida dos idosos. 

Essas mudanças impostas pelo tempo podem trazer diversos desafios emocionais, seja no âmbito pessoal ou profissional, como a perda de amigos e familiares, diminuição da capacidade física e mudanças de papéis sociais. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 15% das pessoas acima de 60 anos sofrem de transtornos mentais, sendo a depressão e a ansiedade as mais comuns.

Para Rute Leite, terapeuta ocupacional do Nosso Lar Hospital, é fundamental que os idosos recebam cuidados e atenção nessa fase da vida com o intuito de ter uma vida mais saudável e feliz, que envolvem manter atividades físicas e sociais regulares, bem como uma alimentação saudável, além de incentivar a participação em atividades que estimulam o cérebro, como leitura e jogos de raciocínio, proporcionando o desenvolvimento cognitivo. 

“Outro ponto importante para quem está passando pelo processo de envelhecimento é manter os laços com a espiritualidade, porque reforça e dá equilíbrio para todos nós. Mesmo que não tenha o aspecto religioso, a busca pela conexão consigo mesmo e com algo maior, leva ao envelhecimento saudável”, aponta. 

A profissional destaca algumas dicas simples de atitudes que familiares, amigos e pessoas próximas de idosos podem realizar para diminuir as dificuldades no dia a dia e torná-las mais felizes. Entre elas:

  • Fazer uma ligação, manter contato com quem se ama;
  • Convidar para ouvir músicas, além de prazeroso, pode ser capaz de despertar boas lembranças, proporcionando momentos de felicidades;
  • Revisitar fotos e ver álbuns de revistas, sem cobranças ou jogos cognitivos, apenas visitar e contemplar os bons momentos que passaram;
  • Ser um bom ouvinte, apenas escutar e estar ao lado disponível para ouvir as histórias da pessoa, oferecendo momentos de conversa;
  • Visitar alguém especial, levar o idoso para ver alguém querido. Os idosos vão perdendo os laços de amizade com o tempo, por isso, estar perto daqueles que permanecem em vida é importante;

Rute alerta ainda para a necessidade de aprender coisas novas e colocar em prática ações positivas, fundamental não só para a mente como para o bem estar físico. “É preciso se permitir vivenciar o novo, procurar por novas habilidades, não estar cristalizado pela passagem do tempo. Sempre é hora de conhecer uma novidade, pessoas novas. Alimentar-se de coisas boas, do belo e do bom, e se permitir escutar mensagens positivas, assim como, divulgar coisas boas, pois favorecem o envelhecimento saudável”, afirma.

A solidão e o isolamento social são os principais fatores que desencadeiam os transtornos emocionais nos idosos, conforme índice do IBGE, a depressão afeta cerca de 5,8% dos idosos brasileiros. Com o objetivo de abordar a temática e levar para a sociedade maior conhecimento sobre a importância de cuidar da mente a qualquer tempo, o Nosso Lar Academy, núcleo de educação do Grupo Nosso Lar, realiza a live “Saúde Mental e Envelhecimento nesta quinta-feira (09), às 12h no instagram @nossolarhospital e @nossolarespacoterapeutico com a participação de Cris Buhamra e Rute. O encontro faz parte da proposta de formação sobre saúde mental do Nosso Lar Academy. 

“Precisamos despertar o cuidado que todos nós temos que ter com o bem-estar e a saúde mental com o passar dos anos, pois, de uma maneira geral, não estamos preparados para envelhecer. Cada pessoa lida de uma forma diferente e algumas desenvolvem processos depressivos, ansiedade, transtornos mentais pela não aceitação, por não saber lidar com as limitações que o tempo naturalmente nos impõe”, destaca a Profª. Dra. Cris Buhamra, coordenadora do Nosso Lar Academy.

Serviço

Live Saúde mental no processo de envelhecimento

Data: 09/03 às 12h 

Instagram: @nossolarhospital