Seduc e Instituto Diageo renovam parceria que propagou adolescência sem bebida alcoólica a 80 mil alunos

Estudantes de escolas públicas começam a receber, em março, novo ciclo de atividades do programa Fala Sério!. Ação sensibilizou 80 mil alunos entre maio de 2019 e fevereiro de 2020.

Por meio de informação e de teatro em linguagem jovem, alunos de escolas públicas da rede estadual estão sendo instigados a debater sobre a importância do não consumo de bebida alcoólica antes dos 18 anos de idade. Essa é a essência do Fala Sério!, programa realizado pelo Instituto Diageo, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc), numa cooperação que acaba de ser renovada. Nesta semana, começa o novo ciclo de encenações da peça interativa do Fala Sério! nas escolas e, nesta terça-feira, 17 de março, a atividade acontece pela manhã, às 9h, no Colégio Estadual Liceu do Ceará, e à tarde, às 14h, na Escola de Ensino Fundamental e Médio EEFM Santa Luzia.

Para se ter uma noção do alcance da mensagem do programa, desde que começou a ser implementado, em maio de 2019, até fevereiro de 2020, 80 mil alunos de 13 a 17 anos, de 160 escolas públicas estaduais de 45 cidades do Ceará foram sensibilizados. Também compõem a parceria em torno do programa o Instituto Aliança e a companhia de teatro Bandeira das Artes.

“Nosso intuito é seguir gerando impacto social positivo na formação de cidadãos, nas famílias, no ambiente escolar e na sociedade. Menores de 18 anos conscientes de não consumir bebida alcoólica levam esse aprendizado ao longo de suas vidas e se tornam influenciadores dessa mensagem”, destaca a presidente do conselho do Instituto Diageo, Daniela de Fiori, também diretora de relações corporativas da Diageo, empresa que desenvolve suas ações sociais por meio do Instituto. “Neste ano, como ocorreu em 2019, levaremos o Fala Sério a 160 escolas do Ceará. Mais de 50 cidades solicitaram o programa através da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Estamos trabalhando para atender o máximo possível”, pontua o gerente executivo do Instituto Diageo, Paulo Mindlin.

“Estamos muito felizes em renovar essa parceria com o Instituto Diageo. O consumo precoce de bebida alcoólica entre os adolescentes é um fator complicador no desenvolvimento social dos nossos jovens, podendo afetar, até mesmo, os laços familiares. E essa temática é abordada de uma forma muito interessante, pois o teatro estimula o senso de responsabilidade e o comprometimento”, afirma a vice-governadora Izolda Cela. 

Eletiva, além do teatro

A peça de teatro do Fala Sério! encenada aos alunos retrata, por meio de histórias fictícias, situações do cotidiano de três jovens estudantes que se envolvem precocemente com o álcool e têm suas relações familiares e com amigos impactadas de maneira negativa. O espectador é instigado a propor desfechos, gerando reflexões sobre a importância do não consumo de bebida alcoólica por menores de idade.

Além da peça teatral, há uma disciplina eletiva incorporada à grade curricular de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTIs), “Adolescência e consumo de álcool na sociedade contemporânea”, de 40 horas. Na disciplina, os alunos aprendem técnicas de teatro, discutem conteúdos sobre os riscos do consumo precoce de bebidas alcoólicas e são estimulados a produzir peças teatrais curtas (esquetes) sobre o tema para, ao final, apresentar aos colegas da escola inteira. 

Estudante do 1º ano da escola EEMTI Estado do Maranhão, em Fortaleza (CE), João Victor Freire assistiu à peça e concluiu a disciplina eletiva. “É uma maneira maravilhosa de envolver os adolescentes e fazer pensar, refletir. O teatro, os debates, as aulas, tudo colabora pra manter a mente aberta e focada no bem”, afirma o jovem. “Os alunos se identificaram com as histórias de vida de cada personagem na peça e a partir daí, busquei, enquanto professora da eletiva, trabalhar com as realidades vividas por eles”, conta a professora da mesma escola de João Victor, Christiana Araújo.

“De forma inteligente, falando a língua dos jovens, o programa tem mostrado que podemos fazê-los questionar e refletir a respeito deste tema”, avalia a secretária de Estado da Educação, Eliana Nunes Estrela.

“Além de uma iniciativa pioneira e relevante, essa conversa por meio de uma peça teatral abre e estimula outros debates juvenis”, acrescenta Adenil Vieira, diretora do Instituto Aliança, entidade que coordena o programa.

Sobre o Instituto Diageo

O Instituto Diageo é uma entidade sem fins lucrativos que promove ações nas áreas de educação, capacitação profissional e responsabilidade da sociedade na sua relação com as bebidas alcoólicas. Entre as iniciativas do instituto, lançado em abril de 2019, destacam-se três programas: Learning for Life, que capacita jovens de baixa renda para atuação como bartender; Fala Sério! que sensibiliza sobre o não consumo de bebidas alcoólicas por menores de idade; e Tecendo o Futuro, que realiza capacitação em artesanato com palha de carnaúba para comunidades e para internas do sistema penitenciário feminino do Ceará, contribuindo com o empoderamento socioeconômico e ressocialização.

Sobre a Diageo

A Diageo é líder mundial na produção de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas, vinhos e cervejas. Essas marcas incluem Smirnoff, Johnnie Walker, Ypióca, Tanqueray, Cîroc, Guinness e Baileys, entre outras. A Diageo é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a Diageo, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite www.Diageo.com. Saiba mais sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas em www.DrinkiQ.com.br.

Serviço

Fala Sério! nas escolas

Data: 17 de março (terça-feira)

>> 9h, no Colégio Estadual Liceu do Ceará, à Praça Gustavo Barroso, 1. Centro. Fortaleza (CE)

>> 14h, na EEFM Santa Luzia, à Rua João Cordeiro, 711. Meireles. Fortaleza (CE)

Beba com Inteligência. Não compartilhe com menores de 18 anos.