Segurança e prevenção de acidentes são pontos essenciais considerados por visitantes em casas de festas
Legislação federal regula medidas contra superlotação e incêndios em espaços fechados; Grupo Austin é referência nas ações de segurança das casas
A capital cearense hoje é vista como uma cidade com forte vocação para entretenimento. Com isso, turistas e moradores prezam pela segurança dos espaços que visitam em busca de diversão. Para a estudante universitária, Lorena Freitas, se sentir segura nos eventos é um dos principais pontos que leva em consideração na escolha do evento que deseja ir.
“Sempre escolhi a Living, mesmo entre tantas opções na cidade, devido a música, ambiente, pessoas e, principalmente, pela segurança. Sempre se mostrou ser um estabelecimento muito seguro, em que você pode aproveitar a noite de maneira confortável e se sentindo segura”, comenta a estudante universitária.
Com o alerta de cuidados para casas noturnas em diversas legislações, dentre elas a Lei Federal n°13.465/2017 que estabelece rigorosas medidas de segurança a serem seguidas, cada vez mais a importância com esse tema vira um ponto essencial para quem frequenta espaços de festas fechados em Fortaleza.
A legislação ainda pontua que todos os estabelecimentos devem respeitar a capacidade máxima permitida no local, assim como os empreendimentos que têm site devem disponibilizar o alvará de funcionamento de forma online e outros documentos relacionados ao seu funcionamento. Além disso, as vistorias regulares também são exigidas pela lei.
Além da legislação, especialistas na área de segurança indicam formas de prevenir a superlotação nos espaços, como a limitação de venda de ingressos antecipados. Outras maneiras de promover o espaço seguro são: controle de acesso, identificação pessoal, planejamento de emergência, monitoramento de multidões, segurança pessoal, prevenção de terrorismo e higiene e saúde.
Para Daniel Meireles, CEO do Grupo Austin, essas medidas de segurança são essenciais para se ter um melhor controle do público e promover um espaço que realmente garanta a segurança dos frequentadores. “O Austin Pub e a Living, que são as casas fechadas do Grupo Austin, já operam na cidade há quase 10 anos e nosso investimento em segurança e estrutura para os visitantes é constante.”
Austin Pub e Living Club
Consolidado ponto de encontro entre jovens da capital cearense, o Austin Pub é um dos principais bares da cidade. Com quase 10 anos de história, o pub traz referências à estética texana e tem como inspiração os bares americanos. A Living, por sua vez, atrai o público mais jovem que busca músicas que são sucessos no momento. Por final de semana, cada casa recebe cerca de x pessoas e existe um esquema especializado para garantir a segurança e conforto dos visitantes.
“Nossos estabelecimentos se tornaram referência para quem visita a cidade e também para quem mora aqui porque prezamos pela segurança e qualidade. Além disso, com os eventos de quinta a domingo, a segurança dos espaços é redobrada para darmos conta do contingente de pessoas presentes”, comenta Daniel Meireles.