Seguro condominial: Como evitar prejuízos causados pelas chuvas
Durante o período de fortes chuvas é comum a ocorrência de danos em condomínios causados principalmente por infiltrações e alagamentos. E, para reduzir os prejuízos, é importante que o condomínio esteja sempre com o seguro em dia. “O seguro arca com alguns dados que as fortes chuvas venham a causar no condomínio, como em pisos, forros, paredes, mas não se aplicam a móveis, armários, a mobília em geral”, diz o gerente operacional da Viper Serviços, Cláudio Roberto.
O seguro condomínio é de contratação obrigatória para condomínios residenciais, comerciais, de acordo com o Código Civil. A franquia no seguro de condomínio é um valor pago pelo segurado.
A cobertura simples cobre danos causados por inundação, alagamento, vendaval, dentre outros. Entretanto, o seguro condomínio ressarce apenas eventuais danos causados à edificação, o que deixa de fora danos causados a veículos ou mobílias dos moradores. Portanto, mesmo os condomínios com seguro contra alagamentos não cobrem os carros estacionados.
Estão cobertos pelo seguro tudo o que for de propriedade do condomínio, áreas e equipamentos instalados no térreo ou subsolo, como gerador, bombas, casa de máquinas, elevador, pintura e piso.