Semana do Prefeito: Novos gestores municipais debatem futuro da administração pública e se preparam para os novos desafios

Evento reunirá os prefeitos eleitos que assumirão o comando dos municípios Cearenses entre 2021 e 2024 

A renovação dos mandatos municipais trará desafios e mudanças que despertam o interesse de todo população e, principalmente, dos gestores eleitos que assumirão o comando das cidades Cearenses. É pensando nestes novos cenários que o ESPLAM (Escritório de Planejamento e Administração Municipal), realiza entre os dias 7 e 11 de dezembro de 2020, a segunda edição da Semana do Prefeito. Com o tema “Preparando a jornada dos novos gestores municipais”, o encontro será realizado de modo híbrido, ou seja, com um pequeno número de participantes de forma presencial e os demais, remotamente. A iniciativa conta com o apoio do Governo do Estado do Ceará, Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e Caixa Econômica Federal. 

O objetivo é preparar os gestores, recém-eleitos ou não, para a jornada de quatro anos de mandato que se seguirão. Frente a diversos entraves, especialmente à pandemia do novo coronavírus, é fundamental que os prefeitos sejam orientados nesse momento atípico e assumam o papel de construir uma relação de qualidade com os servidores e com a população em geral. Ainda serão abordados assuntos como transição de governo; situação fiscal; inovação na gestão e orçamento público.

Segundo a Diretora Técnica do ESPLAM, Socorro Pitombeira, a intenção é unir esforços para encaminhar da melhor forma as novas equipes. “Nos últimos 40 anos, orientando os Municípios sobre captação de recursos, Convênios e outros temas correlatos, entendemos as reais necessidades dos novos Prefeitos. Portanto, para este evento pensamos o seguinte: O primeiro passo é entender como enfrentar os desafios inerentes ao cargo e aos cenários durante e pós-pandemia. Passar por uma transição de governo tranquila, entre outros fatores é fundamental. Depois, os prefeitos precisam entender quais ações geram mais impacto, a partir de estratégias tomadas por uma equipe capacitada e integrada. Por último, faremos pensar qual o legado que eles pretendem deixar após o término do mandato”.

De acordo com Karlo Medeiros, Consultor e facilitador em Gestão Pública da EXP Consultoria e responsável pela curadoria do evento, as temáticas abordadas abrangem os temas mais emergentes e as principais preocupações dos gestores municipais. “Pretendemos preparar os futuros gestores para pensar além. Acreditamos que todo o conteúdo apresentado, em formas de trilhas de aprendizado, será uma ótima forma de iniciar este novo ciclo. A programação diversificada trás solidez ao projeto”, reforça.

SOBRE A SEMANA DO PREFEITO

A segunda edição da “Semana do Prefeito 2020” está sendo realizada com o objetivo de contribuir para a transição dos novos gestores municipais. Implantar um modelo de Governança e Gestão desde as primeiras horas é fundamental para construir uma cultura de participação, responsabilidade e engajamento de servidores e munícipes de forma geral. 

Programação

Dia 7 (segunda-feira)

Manhã:

8h – Painel – PPA 2021 e contabilidade como ferramentas de gestão (diversos convidados)

10h – Palestra – Inovações que melhoraram a vida das pessoas (Convidados: Gustavo Maia)

Tarde:

14h – Painel – Gestão de convênios estaduais (Convidados: Secretaria das Cidades, CGE-CE e Aprece)

16h – Painel – Licitações (Convidados: Renato Monteiro, professora Vera Monteiro – INSPER e outros)

Dia 8 (terça-feira)

Manhã:

8h – Painel – Captação de recursos 2021 (Convidados: Ministérios – Governo Federal (à confirmar) e APRECE)

10h – Painel – Gestão de Processos e automação (Gabriela Martins – Gerente do escritório de Processos da Prefeitura de Belo Horizonte-MG e outros convidados)

Tarde:

14h – Painel – Gestão e acompanhamento de obras (Convidados: Márcio Gonçalves e Lidiane CAIXA/GIGOV, )

16h – Painel – Liderança feminina (Convidadas: Socorro Pitombeira, Rozário Ximenes, Gislaine Landim, Roberlândia C. Branco, além de novas prefeitas eleitas)

Dia 9 (quarta-feira)

Manhã:

8h – Painel – Comunicação efetiva (Convidados: Monika Vieira – Inspira Comunicação)

10h – Palestra – 100 primeiros dias de gestão (Convidados: Karlo Medeiros)

11h – Palestra – Cenário fiscal e alternativas para os municípios (convidado à confirmar)

Tarde:

14h – Oficina: OGU e Gestão de Contratos de Repasse com a CAIXA

16h – 

Dia 10 (quinta-feira)

Manhã:

8h – Painel – Gestão de pessoas no setor público (Convidados: Silvana Dourado – gestora de RH do Governo do Estado e outros convidados)

10h – Painel – Boas práticas na educação  (diversos convidados)

Tarde:

14h – Painel – Gestão de convênios (Convidados: coordenadores ESPLAM, Milene Delian – Grupo Convênios Federais)

16h – Painel – Boas práticas na saúde (diversos convidados)

Dia 11 (sexta-feira)

Manhã:

8h – Painel – Case de Suecsso: MAPP municipal – Monitoramento de Projetos no Crato-CE (Convidados: Carlos Eduardo – Prefeitura do Crato, Wilton Bessa – Sefaz-CE e Karlo Medeiros – EXP Consultoria)

10h – Painel – Aspectos gerenciais da transição entre gestores (diversos convidados)

Tarde:

14h – Painel – Aspectos jurídicos da transição entre gestores (diversos convidados)

Além disso, serão oferecidas oficinas de capacitação gratuitas, de forma híbrida, agendadas previamente, para cada município inscrito.

Mais informações:

Inspira Comunicação e Marketing

Jornalistas:

Mônika Vieira | (85) 9.8779.2007 | monika@agenciainspira.com

Luana Amorim | (85) 9.9732.4671 | luana@agenciainspira.com