Seminário Virtual Educação e Audiovisual começa na segunda-feira (27 de setembro) no Cine Miau 2021

O seminário é gratuito e acontece até o dia 1º de outubro, como parte do Cine Miau 2021 – Mostra Internacional Infantil de Audiovisual. 

Diferentes práticas e possibilidades do audiovisual nos processos de ensino e aprendizagem na educação básica serão discutidas no Seminário Virtual Educação e Audiovisual, que acontece a partir de segunda-feira, 27 de setembro, e segue até o dia 1º de outubro, sempre às 14h, no canal da Invento Produções no YouTube. Com acesso gratuito, aberto a todos os interessados, o seminário integra o Cine MIAU 2021, mostra internacional infantil de audiovisual.

São cinco dias de seminário, cada um deles com um tema tratado por um especialista diferente.  Na abertura, “Cinema e educação no Ensino Básico” será abordado pelo professor Alan Victor Pimenta, Doutor em Educação.  Na terça-feira, Adriana Mabel Fresquet, professora e fundadora da Rede KINO: Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual, discorre sobre “Práticas pedagógicas de cinema”. Na quarta-feira, dia 29, o roteirista, diretor de televisão e professor João Alegria fala sobre “Todos somos autores de nossas próprias narrativas. Audiovisual e educação no século 21”. Na quinta-feira, a especialista convidada é Beth Carmona, consultora, produtora e gestora de projetos audiovisuais, para falar sobre “Conteúdos audiovisuais para fins educacionais”. O encerramento, na sexta-feira, 1º de outubro, será com Felipe Leal Barquete, mestre em educação, fundador da Semente – Escola de Educação Audiovisual, que vai conversar sobre “Como produzir cinema na escola”.

CINE MIAU

Esta é a terceira edição do Cine Miau, que tem o objetivo de democratizar o acesso ao cinema aliado a uma proposta de formação, com atividades que buscam contribuir com a diversão e a reflexão da criança por meio do audiovisual, oferecendo conteúdos que dialogam com as diversas infâncias do Brasil e do mundo.

Cine Miau 2021 começou no dia 23 de agosto com oficinas realizadas até 17 de setembro, beneficiando crianças de Caucaia, Sobral, Fortaleza, São Gonçalo do Amarante e Itapipoca, alcançando sobretudo as que vivem em áreas de vulnerabilidade social. Nas cinco cidades serão realizadas sessões de cinema presenciais e virtuais, de 12 de outubro a 12 de novembro. Para o público em geral a programação de filmes acontecerá também no canal da Invento Produções no YouTube.

O Cine Miau é uma realização doInstituto SEARA de Cultura e Desenvolvimento e da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo / Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Votorantim Cimento, Aço Cearense, Grupo Dass, DSM, Cagece e Secretaria das Cidades do Ceará. Apoio: Prefeitura de Caucaia, Secretaria da Educação da Prefeitura de Fortaleza, Secretaria da Educação da Prefeitura de Itapipoca, Secretaria da Educação da Prefeitura São Gonçalo do Amarante e Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Sobral. Parceria: BG Soluções Sociais, Instituto Teias da Juventude, ASFAP, Cineteatro São Luiz, Centro Cultural Bom Jardim, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Instituto Dragão do Mar, Escola Porto Iracema das Artes e Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE). Produção: Invento Produções Culturais e D’grau.

SERVIÇO

Seminário Virtual Educação e Audiovisual, no Cine Miau 2021 – De 27 de setembro a 1º de outubro, às 14h, no canal Invento Produções Culturais no YouTube. Acesso gratuito. Informações: (85)3048-6077. Instagram e Facebook: cine.miau. Site www.cinemiau.com.br.

PROGRAMAÇÃO – SEMINÁRIO VIRTUAL EDUCAÇÃO E AUDIOVISUAL

 27/set, às 14h – “Cinema e Educação no Ensino Básico”

Alan Victor Pimenta – Professor e Doutor em Educação

28/set, às 14h – “Práticas pedagógicas de cinema”

Adriana Mabel Fresquet – Professora e fundadora da Rede KINO: Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual

29/set, às 14h – “Todos somos autores de nossas próprias narrativas. Audiovisual e educação no século 21”

João Alegria – Roteirista, diretor de televisão e professor

30/set, às 14h – “Conteúdos audiovisuais para fins educacionais”

Beth Carmona – Consultora, produtora e gestora de projetos audiovisuais

01/out, às 14h – “Como produzir cinema na escola”

Felipe Leal Barquete – Mestre em educação e fundador da Semente – Escola de Educação Audiovisual