Shoppings cearenses mantém ações de sustentabilidade para contribuir com a manutenção do meio ambiente
Os shoppings da Rede Ancar Ivanhoe no Ceará, North Shopping Fortaleza, North Shopping Jóquei, North Shopping Maracanaú e Via Sul Shopping, atentos a demanda urgente do planeta e da sociedade, mantém o projeto Sustentabilidade Transforma, que tem como intuito contribuir para a manutenção do meio ambiente e seus recursos naturais, e a melhoria da qualidade de vida de todos.
As ações que se replicam nos quatro empreendimentos têm diversos objetivos, como reduzir a quantidade de resíduos enviados ao aterro sanitário e a emissão de carbono na atmosfera gerado no transporte do material até os aterros, além de economia de água e energia.
Mesmo com o período em que os shoppings estiveram fechados, devido à pandemia do novo coronavírus, cada empreendimento seguiu com reciclagens, coletas e quedas em consumos de bens materiais e imateriais. Por exemplo, o North Shopping Maracanaú, nos quatro primeiros meses de 2021, economizou R$ 16.850,26 com aluguel e coleta extra de compactadora graças ao volume de 60,23 toneladas de resíduos recicláveis. No North Shopping Jóquei e Via Sul Shopping, 35% dos resíduos gerados e tratados até abril deste ano foram reciclados. No North Shopping Fortaleza, a redução no consumo de energia com o uso de iluminação em LED chegou aos 35%.
Para Carlos de Júlio, superintendente regional da Ancar Ivanhoe, “como uma grande rede de shoppings centers, é nosso papel atentar-nos para o futuro de todos como sociedade, implementando atividades que tenham impacto real e de médio e longo prazo em nosso planeta. Fazemos parte de uma cadeia integrada com o meio ambiente, e nossas ações têm reflexos impactantes nas gerações futuras e nos recursos naturais do meio ambiente. Essas iniciativas mostram o quanto acreditamos que juntos, podemos ser agentes de mudança positiva para todos”.
Iniciativas sustentáveis
Para contribuir com o bem-estar de seus clientes, colaboradores e parceiros, os shoppings desenvolvem ações que impactam diretamente no cotidiano de todos. Hortas orgânicas; compostagem; centrais de resíduos recicláveis; coleta de óleo, pilhas e baterias; gestão de resíduos orgânicos; recolhimento de bitucas de cigarro; separação seletiva de resíduos; distribuição interna de coleta de verduras e hortaliças; treinamento de colaboradores e lojistas; e campanhas de conscientização são as principais iniciativas que os quatro shoppings implantam em seus espaços.
As fases de plantio, germinação e colheita das hortas do North Shopping Fortaleza, por exemplo, utilizam iluminação natural. A compostagem realizada alimenta as hortas e suas diversas culturas de frutas, legumes, verduras e hortaliças, tudo direcionado para colaboradores, lojistas e comunidade do entorno dos shoppings.
Poço artesiano
A instalação de poço artesiano no North Shopping Fortaleza surgiu da necessidade de economizar e evitar racionamento no fornecimento de água. O empreendimento utiliza, em suas instalações, 70% da água armazenada em poço e já alcançou uma economia de 464% na conta de água junto à concessionária. O objetivo é utilizar 100% desse recurso em todo o shopping até 2022, garantindo preservação e fornecimento contínuo. Além da instalação do poço, o shopping coleta água da chuva destinada à irrigação da horta.
Certificados
A cada mês, os empreendimentos recebem certificados que garantem a correta destinação dos resíduos coletados ao aterro sanitário, por meio do Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão de Resíduos Sólidos (SINIR), que é um dos instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída por lei e relacionada ao Ministério do Meio Ambiente. A Certificação de Destinação Final é mais uma validação para a importância de se descartar corretamente materiais nocivos ao meio ambiente.
Relacionamento com a comunidade
Para dividir os frutos do projeto com a comunidade, o North Shopping Fortaleza e o North Shopping Jóquei apadrinharam o movimento Remes (Rede de Mulheres Empreendedoras Sustentável), que mantém um projeto de sustentabilidade ambiental. Os shoppings doam óleo coletado com lojistas parceiros e clientes para o projeto, que transforma a matéria-prima em sabão ecológico, gerando renda e inclusão social para famílias em estado de vulnerabilidade, em diversos bairros de Fortaleza. Os shoppings também organizam ações sociais e educativas com as crianças das famílias assistidas pelo Remes.
Adaptações no mall
Para reforçar ainda mais a ideia de economia e consumo sustentável, os shoppings investem em iluminação em LED, que tem vida útil prolongada durando até 25 vezes mais que luzes incandescentes e três vezes mais que as fluorescentes. O LED também oferece baixo custo, por sua corrente elétrica ser revertida em luz, e não em calor, e não emitir poluentes ao meio ambiente, pela ausência de substâncias tóxicas em sua composição.
Além da iluminação, mictórios ecológicos instalados em todos os banheiros sociais garantem economia média de 1000 litros de água por ano; arejadores de torneiras colocados também em todos os banheiros sociais controlam e liberam menor vazão de água na lavagem de mãos; além das lixeiras de coleta seletiva sinalizadas e as ilhas de segregação de resíduos espalhadas por todos os malls.
Espaços sustentáveis
Cada um dos quatro shoppings possui um local destinado à promoção do projeto Sustentabilidade Transforma, com exposições temáticas, distribuição de vela, sabão e mudas de plantas, produzidos internamente como resultado do projeto, e recolhimento de materiais como papelão, lata e óleo.