Sindiônibus lança o QR Bus, pagamento de passagens por QR Code
Nova forma de pagamento estará disponível a partir da próxima segunda-feira (21/03)
O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) lança neste mês o QR Bus, pagamento de passagens de ônibus por QR Code. As passagens podem ser adquiridas por meio do aplicativo Meu Ônibus, já conhecido e utilizado pelos usuários do sistema de transporte que atualmente realizam a aquisição de recargas para seus cartões Vale-Transporte, Bilhete Único ou Carteirinha Estudantil. Na nova modalidade que está sendo lançada, após a compra dos créditos, os clientes devem gerar o QR em seu smartphone, apresentando-o ao validador do veículo. Com a implantação, Fortaleza é a primeira capital do Norte/Nordeste a dispor da tecnologia no transporte coletivo.
A nova forma de pagamento estará disponível para os passageiros a partir da próxima segunda-feira (21/03). O QR Bus estará disponível para pagamento da tarifa comum, atualmente em R$ 3,90 e o código gerado só pode ser utilizado uma vez. De acordo com Dimas Barreira, presidente executivo do Sindiônibus, o objetivo do novo sistema é proporcionar mais uma opção de pagamento para os passageiros, dessa vez na palma da mão.
“Essa tecnologia é uma continuidade do nosso trabalho com o autoatendimento. O QR Bus funciona como um bilhete digital em que os clientes podem adquirir e utilizar no momento do embarque. Acreditamos que o principal benefício de uso desse novo pagamento é poder embarcar sem preocupação: Caso você não tenha o Bilhete Único, ou esteja visitando Fortaleza, pode gerar o bilhete e chegar ao seu destino de forma tranquila”, destaca Dimas.
O QR Bus pode ser adquirido por meio do pix e cartão de crédito. Basta fazer o download do aplicativo “Meu Ônibus”, disponível para iOs e Android e selecionar “Recarga on-line”. Automaticamente, o cliente será direcionado para a página de recarga. Após fazer o cadastro, basta selecionar “comprar crédito para QR Code”. O usuário terá que preencher os dados do cartão (crédito ou débito) que utilizará para pagamento das passagens. Caso já seja usuário do “Recarga on-line”, os dados dos cartões já cadastrados serão aproveitados.
No momento do uso, basta acessar o aplicativo, selecionar “Recarga on-line”, e em seguida “Gerar QR Code”. Com o QR gerado, basta posicionar abaixo do validador, sobre uma “guia” já instalada em todos os veículos para facilitar o correto posicionamento do celular com o QR Code a ser lido. É válido ressaltar que o QR Code só deve ser gerado em até cinco minutos antes de ser utilizado. Após esse prazo, o código se torna inválido e o cliente terá o valor da passagem ressarcido em seu saldo em até 48 horas. O prazo de vigência de utilização de um QR Code tem por objetivo evitar fraudes.
Tecnologia
O validador que faz a leitura de tickets com QR Code faz parte de um conjunto de inovações que vêm sendo aperfeiçoadas pelo Sindiônibus para viabilizar novas modalidades de pagamento, facilitando o acesso dos passageiros aos veículos, reforçando os conceitos de acessibilidade.