Terapeutas Integrativos realizarão atendimentos de graça para pacientes do IPREDE e da Associação Peter Pan

Capacitar novos profissionais e oferecer gratuitamente práticas integrativas aos pacientes atendidos por organizações não governamentais de Fortaleza. Este é o objetivo do programa de trainee do Mundo Akar para terapeutas em formação. O lançamento desse programa de treinamento e assistência será na próxima segunda-feira, dia 3 de fevereiro, às 9h da manhã, na sede da clínica Mundo Akar (Rua Felipe Nery, 1000) e funcionará em parceria com o Instituto da Primeira Infância (IPREDE) e com a Associação Peter Pan.

A psicóloga Emanuela Ferreira Gomes, psicóloga e diretora do Mundo Akar, explica que a clínica realiza atendimentos e cursos em práticas integrativas e complementares e o programa de trainee é também uma forma de oferecer atendimento à população que não tem condições de arcar pelas técnicas integrativas. “Ainda há uma dificuldade para acessar esses serviços pela rede de assistência pública e o Mundo Akar se propõe a expandir esse acesso e conhecimento sobre as técnicas, realizando projetos sociais para que o maior número de pessoas possa conhecer as terapias. Além disso, como ainda é um mercado que está em crescimento, em Fortaleza não existe um lugar que oferece capacitação em sua integralidade para aqueles que pretendem se tornar terapeutas, com aulas teóricas e os módulos práticos, os quais serão realizados nas instituições parceiras”, destaca Emanuela.

O programa de treinamento englobará cinco práticas integrativas: Reiki, Constelação Familiar, Massagem Ayurvedica, ThetaHealing e Barras de Access. Após a introdução no conteúdo teórico, os terapeutas em formação farão as aulas práticas na Associação Peter Pan e no Instituto da Primeira Infância (IPREDE). Cada modalidade tem um cronograma de atividades específico, que dura cerca de seis meses, e os futuros profissionais serão avaliados nos atendimentos ao corpo técnico, clínico, familiares e pacientes das organizações.

Emanuela complementa ainda que o projeto é uma iniciativa pioneira na cidade, porque uma instituição particular está ocupando o papel que deveria ser do ente público. “Além do atendimento à população carente, o projeto chegou para atender uma demanda de profissionalização necessária e indispensável para que os novos terapeutas estejam preparados para oferecer atendimento ao público de uma forma integral, pautada pela seriedade e por condutas éticas. Essa união entre o Mundo Akar e as instituições de grande respaldo, como o Peter Pan e o Iprede, mostra que as práticas integrativas cada vez mais têm tido o seu papel reconhecido dentro do conceito do que é saúde”, destaca.

Para Mariana Bruno, coordenadora do setor de Saúde Mental da Associação Peter Pan, uma das entidades beneficiadas com os atendimentos gratuitos, “as terapias integrativas usadas no tratamento de crianças com câncer ajudam a aliviar sintomas, reduzir os efeitos colaterais do tratamento e a como lidar com os aspectos emocionais de ter uma doença possivelmente fatal. A Medicina Integrativa deve ser estudada não apenas na criança com câncer através desses cuidados, mas também com os familiares, pois o câncer é uma experiência da família.  Esse projeto mostra como é importante ter o foco na pessoa como um todo, oferecendo o que há de melhor e com base em evidências, resgatando a capacidade inata de cura do próprio organismo.  Para isso, é fundamental a capacitação da equipe interdisciplinar para que tal cuidado integrado tenha esse diferencial”, destaca Mariana.

Serviço

Lançamento do programa de trainee em práticas integrativas

Data: 3 de fevereiro

Horário: 9 horas

Local: Mundo Akar – Rua Felipe Nery, 1000 – Bairro Guararapes

Conheça as terapias que serão aplicadas na Associação Peter Pan e no Instituto da Primeira Infância (IPREDE) pelos terapeutas em formação

Reiki – Prática criada em 1922 pelo monge budista japonês Mikao Usui. Por meio dessa técnica, é possível canalizar a energia universal Ki a fim de restabelecer o equilíbrio natural, não só espiritual, mas também emocional e físico.

Constelação Familiar – prática terapêutica usada para tratar questões físicas e mentais a partir da revelação das dinâmicas ocultas de uma família. Por meio da constelação familiar é possível identificar acontecimentos que, mesmo desconhecidos, podem trazer problemas para a vida de uma pessoa.

Massagem Ayurvedica – Massagem feita com óleo vegetal e pó que aquece o corpo. Estimula os músculos e a circulação, liberando as toxinas. Por meio de toques profundos, propicia um realinhamento postural, alívio de tensões no corpo, fortalece o sistema imunológico e tem efeitos anti-stress e antidepressivos.

ThetaHealing – É uma técnica de cura energética que ensina a identificar e liberar crenças e padrões que impedem o paciente de ser feliz. Por meio dessa ferramenta, o paciente aprende a olhar para si, se reconectando profundamente com a essência.

Barras de Access – Terapia corporal que o paciente se desprenda de pensamentos, ideias, condicionamentos, emoções, atitudes e crenças limitantes que a pessoa tenha registrado sobre qualquer situação.