Tião Santos participa da Jornada Sustentável Ceará

Convidado do Beach Park, o artista participou do plantio de mudas na mata ciliar do Rio Pacoti

A Jornada Sustentável Ceará, evento realizado pelo Beach Park em parceria com a Pordunas, Limpa Brasil, Menos 1 Lixo e a Associação Caatinga, recebeu um convidado especial no replantio de mudas na mata ciliar da área de proteção ambiental (APA) no Rio Pacoti, que aconteceu ontem, 26. Tião Santos, empreendedor social, autor e palestrante reconhecido pelo trabalho que realiza por todo o Brasil – principalmente no Rio de Janeiro – com resíduos sólidos e materiais recicláveis e que ganhou notoriedade ao protagonizar o documentário Lixo Extraordinário, participou da ação que promete plantar 15 mil mudas ao longo deste ano.

“Eu gosto de fazer coisas práticas, colocar a mão na massa e essa ação foi uma daquelas que faz você se sentir parte. É muito importante fazermos as crianças entenderem sua responsabilidade na cadeia do lixo. Sem informação não se cria hábito e tenho certeza que muitas das que participaram vão ter mais cuidado com os resíduos que produzem e serão mais atentas à mata nativa”, comentou Tião, catador de material reciclável que acumula cargos como Presidente da Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho, Diretor da 3Rs Consultoria, autor, palestrante e estrela protagonista do documentário Lixo Extraordinário, que o levou ao Oscar ao lado do artista plástico Vik Muniz.

Jornada Sustentável Ceará – Clean Up Day

Além da plantação de novas mudas no Rio Pacoti, a Jornada Sustentável Ceará ainda vai promover o Clean Up Day no sábado, 28. O movimento global marca setembro como o Mês Internacional dos Mutirões de Limpeza de Praia, que em 2018 levou cerca de 18 milhões de pessoas em 157 países para participaram do maior dia de coleta de resíduos da história da humanidade. Na edição de 2018, o Beach Park Entretenimento, com apoio da Pordunas, contou com 300 voluntários que coletaram mais de 23 toneladas de lixo no Porto das Dunas em sete dias. A associação, fundada pelo Beach Park e formada por representantes de condomínios, empreendimentos e moradores do Porto das Dunas, realiza há 8 anos operações de limpeza na cidade, nas vias e na praia.

Com novas parcerias firmadas para 2019, a estimativa é realizar uma limpeza de 30 toneladas de lixo na cidade, na praia, no mar e no mangue com voluntários, pescadores e mergulhadores.