TV News

Trancar Não É Tratar: Evento gratuito debate saúde mental e direitos LGBTQIAPN+ em Fortaleza

Nos dias 14 e 15 de maio, o Centro Universitário Estácio do Ceará, no campus Parangaba, recebe a segunda edição do evento “Trancar Não É Tratar – Luta antimanicomial por direitos e dignidade: Corpos, gênero e subjetividades LGBTQIAPN+”. Gratuito e aberto ao público, o encontro é organizado pelo Lamparina – Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde Mental e propõe um espaço de escuta, debate e resistência sobre os desafios enfrentados por pessoas LGBTQIAPN+ no campo da saúde mental.

Com o objetivo de desconstruir visões patologizantes e ampliar a discussão sobre práticas de cuidado mais humanas, o evento reunirá profissionais, pesquisadores, estudantes, gestores públicos e representantes da sociedade civil em uma programação que inclui mesas de debate, rodas de conversa, apresentações artísticas e ações culturais. Entre os nomes confirmados estão Andie Lima, Adriana Gerônimo, Francisco Theofilo, Vilkiane Malherme, Ana Paula Braga, Andréa Esmeraldo, Pedro Yuri, Ana Gabriela, Vicente Melo, Hiure Gomes, Juan Lucas e Rafael Baquit.

Segundo o coordenador do curso de Psicologia da Estácio e integrante do Lamparina, professor Vicente Melo, esta edição marca uma ampliação da proposta do grupo, trazendo parcerias com instituições como a Prefeitura de Fortaleza, a Secretaria da Diversidade, os equipamentos Cuca e o Conselho Regional de Psicologia. “Vamos falar da saúde mental da comunidade LGBTQIAPN+ com um olhar que respeita a dignidade e os direitos humanos. Teremos apresentações de mulheres trans, debates com representantes do conselho e outras atividades que tornam esse movimento ainda mais plural e potente”, explica.

Serviço

2º Trancar Não É Tratar – Luta Antimanicomial por Direitos e Dignidade: Corpos, Gênero e Subjetividades LGBTQIAPN+
Local: Centro Universitário Estácio do Ceará – Campus Parangaba (Av. Senador Fernandes Távora, 137A)
Data: 14 e 15 de maio
Horário: a partir das 8h (confira a programação completa no Instagram abaixo)
Entrada gratuita
Inscrições: https://www.even3.com.br/2-trancar-nao-e-tratar-luta-antimanicomial-por-direitos-e-dignidade-corpos-genero-e-subjetividades-lgbtqiapn-e-1-simposio-sobre-saude-mental-526773/
Mais informações e programação: @lamparina.gepsm (Instagram)