Últimos dias para conferir a Exposição de M. Dias Preto no CCBNB
Mostra “Campo de Passagem: Movimento Ondulatório” segue até domingo (10). No sábado, às 10h30, acontece visita guiada aberta ao público
Arte enquanto instrumento de reflexão, descobertas e aceitação. Foi a partir dessa premissa que M. Dias Preto idealizou a mostra “Campo de Passagem: Movimento Ondulatório”, que segue até domingo, dia 10 de dezembro de 2023, no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB). A ação também participa neste final de semana da Virada Cultural CCBNB, cuja galeria vai ficar aberta até 22h. Já no sábado, às 10h30, os visitantes vão ter a oportunidade de fazer uma visita guiada com M. Dias Preto, que vai explicar mais detalhes sobre a mostra e suas respectivas obras.
Com entrada gratuita, a exposição surgiu a partir do livro de artista “Campo de Passagem”, que M. Dias Preto desenhou em 2020, resultante de investigações autobiográficas geradoras de um rito de passagem entre as fases da sua vida. Entre um apanhado de memórias que transmitem ao mesmo tempo, presente, passado e futuro, o artista cearense apresenta 80 trabalhos em fotografia, colagem, desenho, instalação e audiovisual.
“Por meio do álbum de família, faço uma reconstrução fictícia de memórias de um corpo dissidente, revelando um processo de registro histórico e biográfico em oposição ao apagamento colonial que fora imposto à população afro, indígena e LGBTQIA+”, destaca M. Dias Preto.
Nesse contexto, a exposição é um aglutinado de experimentações técnicas através de intervenções em fotografia, utilizando, por exemplo, strass adesivo, restauração e colorização digital de fotografia de arquivo, recorte de fragmentos de imagens, ilustração digital e processo de queima e costura sobre fotografia. E são justamente a partir desses processos que se constrói o foco sobre o real e o imaginário.
Vale destacar também que, no domingo, das 10h às 12, M. Dias Preto vai realizar o encerramento da exposição com a ação “O sonho não falha”. Na ocasião, os visitantes vão ser convidados a desenhar e/ou pintar seus sonhos. “A intenção é que, nessa intervenção, tudo isso gere um sentimento de união e de partilha”, pontua M. Dias Preto
Serviço:
Exposição “Campo de Passagem: Movimento Ondulatório”, de M. Dias Preto
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste R. Conde d’Eu, 560 – Centro,
Visitação: sexta e sábado, das 9h às 22h
Visita guiada com M. Dias Preto: sábado (9), às 10h30
O sonho Não falha: domingo (10), das 10h às 12h
Entrada Franca
Classificação indicativa: 14 anos