Único hospital do Ceará no Programa de Cuidados Paliativos, HGWA recebe visita da equipe do Hospital Sírio-Libanês
O Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), recebeu, essa semana, uma equipe do Hospital Sírio-Libanês (HSL). A visita marcou, oficialmente, o início do Programa de Cuidados Paliativos, que faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) e do Ministério da Saúde, com apoio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). O HGWA, administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), é a única unidade hospitalar do Ceará participante, neste ciclo.
A equipe de profissionais do Sírio-Libanês foi formada pelo médico Sérgio Anagusko, a enfermeira Bruna Tres Grzybowski e a psicóloga Catherine Conrado. Na última terça-feira (23), os profissionais se reuniram com a direção do HGWA, representantes da Sesa e profissionais que estarão envolvidos no programa, para uma explicação do cronograma. A visita continuou nestas quarta e quinta-feiras, com o reconhecimento dos espaços e serviços do hospital, além de aplicação de questionário para colaboradores. O cronograma engloba outras visitas presenciais e acompanhamento online, tendo como principal finalidade a implementação do plano de ação.
“Nosso objetivo é a melhoria de processos em cuidados paliativos gerais. Vamos desenvolver protocolos e capacitar as equipes com esse foco. Com essa visita, iniciamos o diagnóstico com a identificação dos pontos fortes e de potenciais melhorias”, destaca a psicóloga do Sírio-Libanês, Catherine Conrado.
O Programa de Cuidados Paliativos deve durar dez meses. Ao todo, 250 profissionais devem ser capacitados. Todos receberão certificados.
Durante a visita, o diretor-geral do HGWA, Denys Briand, destacou a importância de fazer parte dos hospitais selecionados no país para participar do programa. “Foi com grande alegria que recebemos essa notícia. Vocês estão em um hospital de referência, temos colaboradores que têm orgulho de pertencer a essa unidade. Priorizamos trabalhar, sempre, com qualidade e com segurança e, sem dúvida, esse momento é marcante e muito positivo”, pontua.
Cuidados paliativos
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define Cuidados Paliativos como uma abordagem que melhora a qualidade de vida de pacientes (adultos e crianças) e suas famílias, que enfrentam problemas associados a doenças que ameaçam a vida. O atendimento busca promover a qualidade de vida dos pacientes, considerando seus valores e sua biografia.
Atualmente, o Serviço de Cuidados Paliativos do HGWA conta com uma equipe de médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais que atuam em três frentes: no ambulatório, com os pacientes internados, e através do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD).