Unifametro lista as evoluções da tecnologia digital e impressão 3D na Odontologia

Com o avanço da tecnologia, todas as áreas da saúde passaram por evolução, inclusive a Odontologia. Relativamente recente no Brasil, a Odontologia Digital faz com que o tratamento dentário de muitos pacientes seja mais rápido e eficaz. Antes, eram necessárias diversas consultas para a realização de procedimentos como a execução de implantes. Hoje, a técnica agiliza todo o processo em poucas horas.

“A odontologia digital realiza os mesmos processos de antigamente, a diferença é que agora podemos programar no computador, desenhar virtualmente e uma impressora trazer isso à tona. O nosso trabalho se torna preciso, evitando desconforto aos pacientes” pontua o professor do Centro Universitário Fametro (Unifametro) Rômulo Bomfim. Aliada ao profissional, o procedimento serve para o planejamento do sorriso e para a confecção de peças de restaurações dentárias, coroas e facetas de porcelana. O projeto é desenhado no computador e logo após pode ser impresso por meio de uma impressora 3D.

Na prática, a boca do paciente é escaneada. Logo, tudo fica mais amplo, fazendo com que o profissional possa realizar o procedimento com muita segurança. Para Rômulo, a estética é feita pela simetria. “É possível copiar o lado direito, espelhar e jogar para o lado esquerdo. Esse é um dos grandes benefícios”, pontua o cirurgião-dentista.

Graças a esta tecnologia inovadora, outro benefício é o armazenamento, tendo em vista que antes era preciso uma grande sala para armazenar todos os modelos. Além disso, o fato de não utilizar e gesso e diminuir o tempo de tratamento são vantagens provenientes do procedimento. A técnica restauradora utilizada é a chairside baseada em CAD/CAM, onde CAD (computer-aided design) significa “projeto assistido por computador”, sendo o aided design o software utilizado para idealizar e desenhar o dente. Já o CAM (computer-aided manufacturing) significa “fabricação assistida por computador”, sendo o manufacturing a fresadora para esculpir o dente.

Sobre a Pós-Graduação em Prótese Dentária

Ocurso de Especialização em Prótese Dentária + Aperfeiçoamento em Implantodontia da Unifametro visa capacitar o cirurgião-dentista no planejamento multidisciplinar, por meio de sólidos conhecimentos nas áreas da prótese dentária e implantodontia, aliados às atuais técnicas da odontologia digital. A Especialização é ofertada no campus Carneiro da Cunha, com carga horária de 870 horas/aula, divididas em 25 meses. Para mais informações, os interessados devem acessar o site http://www.unifametro.edu.br/pos-graduacao/protese-dentaria-aperfeicoamento-em-implantodontia/