Uruoquense comemora entrega de certidão de nascimento com nome e gênero retificados
Mônica Albuquerque Coelho pode, enfim, ter os documentos que atestam a mulher que ela é. Foi a primeira ação de retificação do registro civil feito pela Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho, Empreendedorismo e Renda
No mês da Visibilidade Trans, Uruoca comemora uma grande conquista. Nesta terça-feira, 25/01, a cidadã Mônica Coelho pode receber uma nova certidão de nascimento, que retira o nome com o qual ela foi registrada e a reconhece como sendo do gênero ao qual ela verdadeiramente pertence. Mônica é a primeira mulher trans a conseguir mudar, legalmente, de nome através da Secretaria do Desenvolvimento Social.
“Não se trata de meramente acesso ao direito, mas, principalmente, à conquista de cidadania”, afirmou o secretário da pasta, Laercio Albuquerque.
Para comemorar o marco, o prefeito Kennedy Aquino fez questão de entregar os documentos de Mônica.
“Queremos muito avançar nas políticas públicas para a comunidade trans. Estamos mapeando a população LGBTQIAP+ de Uruoca, na busca por conhecer melhor e incluir essas pessoas”, expressa o Chefe do Executivo.
Na busca de promover a conscientização sobre a diversidade de gênero, o Governo Municipal está elaborando ações que visam a inclusão da comunidade de Travestis, Transexuais e Transgêneros em Uruoca.
(Fotos: Gabriel Victor)