Virada Sustentável Fortaleza ganha instalação do artista holandês Henk Hofstra

Obra Eggcident está instalada Praia de Iracema, atrás do Estoril, até domingo, dia 24  

Uma programação intensa e gratuita destacando a sustentabilidade em nossas relações de consumo e nossos modos de vida promete movimentar Fortaleza a partir desta quarta-feira (20) até domingo (24). É a Virada Sustentável que traz à cidade a instalação Eggcident, do artista holandês Henk Hofstra. Ele realiza projetos de arte em locais públicos em todo o mundo. Muitas vezes controverso e alienante, às vezes cativante. Os projetos de Hofstra geralmente são uma resposta a uma situação social ou uma reação ao que está acontecendo ao nosso redor.

Com o debate sobre aquecimento global, o holandês criou a instalação artística Eggcident que traz ovos gigantes estalados e prontos para serem fritos. Na instalação montada em Fortaleza, atrás do Estoril na Praia de Iracema, a ideia é refletir sobre o começo da vida, que quase sempre ocorre com um ovo. Eggcident convida a pensar sobre o respeito pela vida, pois, do contrário, o mundo terminará como um grande ovo quebrado e frito.


Virada Sustentávelé o maior festival sobre sustentabilidade no Brasil, que vai promover uma série de atividades gratuitas em diversos espaços da cidade. A abertura oficial será realizada nesta quarta-feira (20), a partir das 17h30, no Cineteatro São Luiz, com apresentações do Maracatu Solar, da escola de dança Edisca e da cantora Xenia França, uma das revelações da música brasileira atual. Ao longo de quatro dias de programação, a Virada Sustentável de Fortaleza ocupará espaços como Cineteatro São Luiz, Parque Estadual do Cocó, Centro Cultural Belchior, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Centro Cultural do Bom Jardim, Rede Cuca, Parque Parreão, Teatro São José, Floresta do Curió e Instituto dos Cegos.

Água, Negócios de Impacto, Educação e Liderança

Na quinta (21) e sexta (22), entre outras atividades, uma vasta programação de conteúdo será desenvolvida tendo como palco principal o Cineteatro São Luiz. Na quinta (21), das 8h às 16h40, será realizado o Encontro Virada Sustentável, com painéis trazendo os seguintes temas: “Sustentabilidade Legal” e “Água e Saneamento no Semiárido” (manhã); “Negócios de Impacto Ambiental” e “Jovens Lideranças pela Sustentabilidade” (tarde). E na sexta (22) à tarde, a partir das 14h, será a vez do Seminário Educação Ambiental, com uma palestra sobre Ecoalfabetização, um painel sobre Sustentabilidade nas Escolas, e também a realização do projeto Cine Escola.

O que é e como surgiu a Virada Sustentável

Movimento de mobilização para a sustentabilidade que organiza o maior festival sobre o tema no Brasil. Começou em 2011 em São Paulo e já realizou edições nas cidades do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador e Manaus, entre outras. O evento, que reúne milhares de pessoas, oferece programação repleta de shows, exposições, instalações, palestras, aulas de meditação, entre outras atividades, abertas ao público e gratuitas. Toda a programação é atualmente pautada nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas.

O festival conta com articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades, entre outros, visando promover uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade, bem como reforçar as redes de transformação e impacto social presentes em cada cidade. Na edição de Fortaleza, a Virada Sustentável é realizada pela Secretaria Especial de Cultura, pelo Ministério da Cidadania, em parceria com o Grupo O POVO de Comunicação. O evento conta ainda com o apoio das Empresas CMPC e Ambev/Ama.

Serviço

Virada Sustentável de Fortaleza

De 20 a 24 de novembro de 2019

Programação gratuita disponível no site https://www.viradasustentavel.org.br/

As inscrições para a abertura podem ser feitas no site https://lnkd.in/eDH-haq