Websérie de animação CLUBE DA IRACEMINHA estreia no YouTube Kids com foco em crianças de até 3 anos

Iracema faz parte do imaginário brasileiro sobretudo pela contribuição do escritor cearense José de Alencar, autor do romance homônimo publicado em 1865. Personagem histórico e sempre revisitado pelos mais diversos olhares, a índia agora é a protagonista da websérie de animação infantil CLUBE DA IRACEMINHA, com estreia prevista para 10 de fevereiro no YouTube Kids (https://www.youtube.com/channel/UCQIhLEuDOw9g2YNwOpcdCwA/featured). Direcionado para crianças de 0 a 3 anos, cada episódio terá de 3 a 4 minutos de duração e se apropriará de uma linguagem de fácil acesso. Recursos adicionais como legendagem e interpretação em Libras também estarão disponíveis.

Apesar da inspiração em José de Alencar, CLUBE DA IRACEMINHA não terá relação direta com a obra literária. Na trama da websérie, Iracema é uma garota extrovertida de 5 anos de idade que nasceu e foi criada na tribo Tabajara, localizada no Ceará. A aventura colocará em evidência temáticas sobre a cultura indígena e cearense, explorando hábitos, brincadeiras e cenários cheios de cores e afeto. A série teve orientação pedagógica para garantir a melhor experiência das crianças durante as exibições. Ao todo, serão oito episódios lançados semanalmente, sendo os dois primeiros fomentados com recursos da Lei 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc – por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza.

CLUBE DA IRACEMINHA é uma websérie criada e desenvolvida por um grupo de realizadores audiovisuais cearenses. Fazem parte do projeto a roteirista, produtora e criadora de conteúdo Andréa Calado, graduada em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Ceará (UFC); o ilustrador e designer de personagens Álvaro Oliveira, graduando em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário UniFanor; o editor de vídeo, motion designer, ilustrador e artista visual Matheus Mendes; e o editor Renan de Oliveira, formado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

CLUBE DA IRACEMINHA nasceu no contexto da pandemia de Covid-19. Todos os profissionais trabalharam à distância e se reuniram on-line para discutir os caminhos da história. “A partir de pesquisas sobre a produção de conteúdo infantil para o YouTube, conversamos e analisamos a diversidade dessa produção que está no ranking nacional de acessos da plataforma. Programas como Galinha Pintadinha e Turma da Mônica se tornaram referências não apenas de entretenimento infantil, mas também de conteúdo educacional. CLUBE DA IRACEMINHA entra para agregar esse setor de produção audiovisual, além de ser uma websérie realizada totalmente no Ceará, que valoriza as nossas raízes e dialoga com o público infantil”, afirma Renata Freire, proponente da websérie, produtora e realizadora também formada em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

A trama do primeiro episódio será focada no surgimento de Iraceminha desde o seu nascimento, traçando as características de sua personalidade, mergulhando na cultura indígena e na relação dela com os animais e a natureza. Já o segundo episódio vai abordar um valor muito importante: a cooperação. Iraceminha vai perceber como as relações entre seus amigos e os membros de sua aldeia são guiadas na ajuda mútua. Os episódios serão acompanhados por uma narradora e por músicas e passos de dança ritmados de forma lúdica, para que as crianças possam se divertir e se encantar com os personagens.

SERVIÇO

Clube da Iraceminha

Websérie de animação infantil

Classificação indicativa: Livre

Episódios disponíveis em: https://www.youtube.com/channel/UCQIhLEuDOw9g2YNwOpcdCwA/featured 

Acompanhe também nas redes sociais:

Instagram: @clubedairaceminha

Twitter: @clubeiraceminha