TV News

Zara, Educafro e Centro Santo Dias celebram acordo para criar e financiar novos programas de inclusão para pessoas negras

Instituições vão trabalhar juntas por cinco anos para implementar projetos com foco em educação, empregabilidade e empreendedorismo.

 Zara Brasil, Educafro – Educação e Cidadania de Afrodescendentes e o Centro Santo Dias de Direitos Humanos anunciaram no último dia 02 de setembro a assinatura de um convênio para criar e financiar novos programas de impacto social nas áreas de educação, empregabilidade e empreendedorismo para pessoas negras. A Zara se compromete a, durante cinco anos, financiar esse programa com 1 (um) milhão de reais ao ano, por meio da concessão de bolsas de estudo e permanência para Afrodescentes, principalmente nos níveis de graduação e pós-graduação.

A Zara, em continuação aos seus programas de formação e divulgação do Código de Conduta e Práticas Responsáveis e Política de Diversidade e Inclusão, se comprometeu a manter um calendário intensivo de formação das políticas indicadas a todos os seus empregados em toda a rede de lojas do País, com o objetivo de reforçar e revisar os mecanismos e protocolos internos por meio dos quais a Zara previne qualquer tipo de discriminação ou assédio, na orientação quanto à valorização dos direitos humanos e da diversidade e ao combate à discriminação, com ênfase no acolhimento ao cliente.

Ainda, como parte do acordo, a Zara realizará investimentos em projetos de inclusão social, por meio da promoção de duas edições anuais específicas do Projeto Salta, voltadas para Afrodescendentes, além de outros grupos e minorias em situação de vulnerabilidade, pelo período de cinco anos. Atualmente, o projeto visa a empregabilidade de pessoas em estado de vulnerabilidade.

Da mesma forma, apesar de já existir um Comitê de Diversidade local e uma posição de Diversidade para as Américas, a Zara Brasil criará uma posição de destaque para gerenciar a questão do respeito à diversidade e inclusão dentro da empresa, na qual a diversidade racial também será abordada.

Frei David, Diretor Executivo da Educafro, entende que “maturidade é algo que cada vez mais aparece nas empresas. A maturidade consiste em entender que, criando gestos de acordo, só melhora a relação entre sociedade e empresa. Entendemos que uma empresa bem administrada procura criar acordo para atendimento conjunto, onde a sociedade se vê amada, respeitada, incluída, compreendida. Parabenizo também todas as empresas, porque um ou outro funcionário sai do padrão da empresa, ela consegue entender que é co-responsável e sai com acordos dignos, onde todo mundo ganha. Parabenizo, portanto, a Zara e toda a coordenação da América Latina por esse passo, e nós temos certeza que todas as empresas brasileiras estarão também seguindo os passos exemplares da Zara. Um abraço, e que Zumbi, Dandara, Luther King, abençoe todos nós brasileiros por esse momento novo da relação das empresas.”

 “Na Zara e na Inditex, nosso compromisso com a diversidade e o multiculturalismo é um dos nossos maiores pontos fortes, e trabalhamos conscientemente para que a inclusão, a igualdade e o respeito sejam valores essenciais no dia a dia de nossas equipes. Por isso, acreditamos que trabalhar em conjunto com a Educafro e o Centro Santos Dias, uma das instituições mais comprometidas com a inclusão de Afrodescendentes, contribui para a promoção de uma sociedade mais igualitária no Brasil”, explica Ignacio Mora, diretor de Diversidade e Inclusão da Inditex para a América.

SOBRE EDUCAFRO E CENTRO SANTO DIAS
A EDUCAFRO tem a finalidade estatutária de promover o acesso da população afro-brasileira a todos os bens necessários à uma vida digna, em igual condição entre as diferentes etnias que compõem este país. O objetivo geral da EDUCAFRO é reunir pessoas voluntárias, solidárias e beneficiárias desta causa, que lutam pela inclusão de negros, em especial, e pobres em geral, nas universidades públicas, prioritariamente, ou em uma universidade particular com bolsa de estudos, com a finalidade de possibilitar empoderamento e mobilidade social para população pobre e afro-brasileira.

O Centro Santo Dias de Direitos Humanos tem por finalidade estatutária atuar como órgão de defesa da pessoa humana e da coletividade, e promover ou propor formas de eliminar as injustiças, revelando as violações dos Direitos Humanos e suas causas, de maneira a permitir a solicitação dos Direitos e da Justiça. O Centro Santo Dias nasceu da preocupação com a crescente onda de violência policial que atingia a cidade de São Paulo, sobretudo sua população mais pobre, moradora da periferia da capital paulista e principal vítima dos atos arbitrários cometidos por policiais civis e militares. Desde então, o Centro Santo Dias atua como órgão de defesa da pessoa humana e da coletividade.  
SOBRE A ZARA
A Zara faz parte do Grupo Inditex, uma empresa global de moda que opera com uma plataforma integrada de lojas físicas e online em mais de 200 mercados.

Com um modelo de negócios focado na inovação em sustentabilidade e atendimento ao cliente, a Zara e a Inditex estão comprometidas em alcançar a neutralidade climática até 2040 e impactar positivamente milhões de pessoas ao redor do mundo, começando pelas pessoas que fazem parte de suas equipes, que representam mais de 177 nacionalidades e diferentes identidades, raças, culturas, origens e experiências.

Contato  Zara
Adriana Saboya – 85 – 9.9994.4454