TV News

Paracuru Férias Festival começa com São João dos Ventos

No final das férias, show da Banda Líbanos na beira da praia. Toda a programação tem acesso gratuito.

O mês de julho é de festas em Paracuru, no Litoral Oeste do Ceará, única cidade do interior do estado com sua sede na zona costeira. Em suas praças e praias acontece o Paracuru Férias Festival, com quadrilhas juninas, música eletrônica ao pôr do sol, shows e corrida de praia. A programação começa com o São João dos Ventos, no primeiro final de semana, dias 5 e 6 (sexta e sábado), e termina com show da Banda Líbanos, no dia 27.

SÃO JOÃO DOS VENTOS 2019

O primeiro final de semana do mês das férias começa com a tradição dos arraiais no São João dos Ventos, dias 5 e 6 de julho (sexta e sábado), a partir das 18 horas na Praça de Eventos de Paracuru. São dois dias de festa unindo a alegria dos brincantes das quadrilhas e os costumes do mar, com a delicadeza da rendeira.

A grande atração do São João dos Ventos 2019 é o Festival Regional de Quadrilhas Juninas. O São João dos Ventos receberá as quadrilhas juninas de Amontada, Apuiarés, General Sampaio, Irauçuba, Itapajé, Itapipoca, Miraíma, Paracuru, Paraipaba, Pentecoste, São Luís do Curu, Tejuçuoca, Trairi, Tururu, Umirim e Uruburetama. O Festival dará R$ 8 mil em prêmios. Uma vila cenográfica vai ambientar o local, com direito a fogueira e balões. A Arena Junina será espaço de apresentações culturais da Escola de Dança de Paracuru e da Banda de Música Mestre Pixuna.

Tudo isso somado à Feira de Artesanato Litoral Feito à Mão, com renda, cestaria, artesanato em madeira, barro e outros elementos, que são os grandes representantes da manufatura local, com influências indígenas, negras e dos povos do mar, e a Feira de Comidas Típicas, que une a gastronomia local, rica em elementos que vêm do mar, aos produtos típicos dos festejos juninos, como o milho, a paçoca e a macaxeira.

O nome São João dos Ventos foi escolhido devido à localização de Paracuru, que está na rota dos ventos. Por ser uma cidade interiorana com sede na praia, as influências culturais do sertão e do litoral se encontrem de forma única, misturando o cuscuz com camarão, o bolo de milho com a pesca do dia, a renda de bilro com a saia quadriculada da dançarina da quadrilha.

O São João dos Ventos é uma festa de alegria, tradição e fé, que movimenta os diversos setores da cidade, proporcionando a moradores e visitantes a riqueza da memória e da tradição com grupos folclóricos, xote e baião, forró pé de serra, brincadeiras, artesanatos e mostra de tradições locais, reverenciando a Mestra da Cultura Maria do Carmo Menezes Morais, a Mariinha da Ló, Tesouro Vivo da Cultura Cearense. Sua presença no Festival reforça a importância de sua diplomação, realizada em 2008 com a arte do pastoril, bem como apresenta aos cidadãos locais e os visitantes essa importante personalidade de Paracuru.

O projeto São João dos Ventos surgiu com a proposta de dar continuidade ao antigo Paracuru Junino, que nos seus 15 anos teve a honra de receber duas vezes a etapa regional classificatória do Ceará Junino, em 2013 e 2015, fortalecendo a cultura junina do litoral oeste. Agora, em 2019, a Associação Dança Arte e Ação reavive a tradição dos festejos em Paracuru realizando o São João dos Ventos, pautada na pesquisa de eixos que fortalecem a cidade: religiosidade, turismo, gastronomia, economia criativa, produtos gerados, artesanato, cultura popular, manifestações e mestres da cultura.

Acessibilidade -A estrutura do São João dos Ventos é acessível com área reservada para cadeirantes e banheiro adaptado. Haverá intérprete de LIBRAS na apresentação sobre cada grupo a entrar em cena na Arena Junina.

PROJETO PALCO, CORRIDA DE PRAIA – BEACH RUN E BANDA LÍBANOS

A programação do Paracuru Férias Festival continua durante todo o mês de julho, com eventos como o Projeto Palco, que nos finais de semana, dias 12, 13, 19 e 20 (sextas e sábados), realiza Festival de Música na Praça de Eventos, com bandas locais e regionais. No dia 13, tem Tocada de Férias com a Banda Mestre Pixuna na Praça da Matriz. O horário? Depois da Missa. Ao pôr do sol, nos dias 20 (sábado) e 26 (sexta), tem Sunset, com música eletrônica no Ronco do Mar.

No último final de semana tem Despedida das Férias, com uma programação especial. Além do Projeto Palco no dia 26 (sexta) no Ronco do Mar, no dia 27 (sábado) acontece a Corrida de Praia – Beach Sun, a partir das 16 horas, com festa de premiação às 18h, numa realização do Instituto BR-Brasil Esporte Cultura. Para encerrar toda a festividade do mês, show da Banda Líbanos no dia 27, a partir das 22h, na beira da praia.

O Paracuru Férias Festival é uma realização da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, e tem como parceiros a Prefeitura Municipal de Paracuru, Deputado Bruno Gonçalves, CDL Paracuru e ATP Paracuru.

PARACURU, DESTINO TURÍSTICO

Paracuru é um destino turístico já é bastante procurado e reconhecido pelo surf, Carnaval, Paixão de Cristo, e pela arte de Flávio Sampaio, grande nome da dança nacional e internacional, fundador da Escola de Dança de Paracuru.

A natureza é um atrativo à parte. Além das praias, os Lençóis Paracuruenses atraem cada vez mais visitantes. Os Lençóis Paracuruenses são lagoas interdunares que surgem em virtude da quadra invernosa. Em quilômetros de dunas os visitantes se deparam com depressões cobertas de águas cristalinas, que resultam em paisagens lindíssimas.  Com os ventos constantes e fortes, as dunas são móveis, proporcionando novas paisagens a cada ano.

Paracuru Férias Festival – De 05 a 27 de julho em Paracuru, Ceará. A programação pode ser consultada nas redes. Facebook: @prefeituramunicipaldeparacuru. Instagram: @prefeituradeparacuru.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

DÉGAGÉ

Jornalistas Resp. Sônia Lage e Eugênia Nogueira

Atendimento à Imprensa: Sônia Lage e Luana Rodrigues

85-3252.5401 / 99989-5876 / 99996-3962

degage@degage.com.br / www.degage.com.br

Instagram e Facebook: @degagecomunicacao