TV News

Vila Pet chega ao Iguatemi com serviços e atrações para animais de estimação

Nos próximos dias 27, 28 e 29 de setembro, Fortaleza recebe a segunda edição do Vila PET – Feira de Exposições e Entretenimento para Pequenos Animais, no estacionamento do Shopping Iguatemi, com entrada gratuita. O evento contará com a realização de concurso, serviços de vacinação, adoção e palestras. A expectativa é de reunir cerca de 13,5 mil pessoas nos três dias entre donos de pet, empresários e visitantes em geral.

A região Nordeste é a segunda maior população de pets do país com 21,4% do total de 139,3 milhões animais de estimação (cães, peixes, aves e gatos), atrás apenas do Sudeste com 47,4% do total.Os dados são do Censo IBGE 2018 com atualização do Instituto Pet Brasil. A pesquisa mostra que cada vez mais pessoas procuram um animal de estimação para fazer companhia e o convívio social. A segunda edição do Vila Pet, que será realizada no estacionamento do Shopping Iguatemi, de 27 a 29 de setembro, espera movimentar uma variedade de serviços, atrações, voltados para os amantes de animais de estimação. A entrada é gratuita!

Com a realização da segunda ação ação do evento, um dos objetivos é atingir cada vez mais o público fã dos pequenos animais, do adulto, crianças e de todas as idades, além de micro e pequenos empresários e empreendedores individuais das áreas de comércio, indústria e serviços do setor Pet. “Queremos aproximais mais ainda as pessoas desses pequenos animais, que são cada vez mais adotados pela população das mais diversas faixas etárias de classe e renda”, explica Carla Regina, da organização do evento. A idealiaçao do Vila Pet é da União Comunitária Jacira Mendes Oliveira (UCJMO), que mantém um trabalho de assistência social em todo o estado, voltada para idosos, crianças e animais carentes em várias regiões do Ceará.

Outro objetivo dos organizadores com o Vila Pet é capacitar e atualizar os profissionais para atuar no mercado com as novidades e tecnologias existentes, promover a sustentabilidade dos negócios PET existentes no Ceará proporcionando o seu desenvolvimento e crescimento, além da conscientização da responsabilidade social do empresário e da população acerca do tema – animais. O projeto 2019 contempla uma feira de exposições, workshops e palestras para profissionais da área e também para a população, além de exposição para a adoção de animais abandonados atendendo aos objetivos estatutários da instituição.

Uma estrutura que promove a acessibilidade da população idosa, com deficiência ou dificuldade de mobilidade será montada a exemplo da edição de 2017, incluindo ainda a coleta seletiva de resíduos sólidos e reaproveitamento de materiais utilizados no evento como lonas, papéis e madeiras para a construção de acessórios para animais carentes.

Parceria

O evento contará com os serviços como vacinação, vermifugação, consultas veterinárias entre outros. A parceria institucional é com o Governo do Ceará e Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas/CE).

“Queremos oferecer um grande dia de prestação de serviços para a população, garantir um ambiente agradável para os negócios, brincadeiras, muita diversão, e a parceria com o setor público e o Sebrae vai favorecer essa dinâmica”, diz Carla Regina, diretora executiva da Result Eventos, enfatizando que o evento promoverá não somente o desenvolvimento de um setor econômico que hoje está em crescimento em outros mercados, como possibilitará benefícios aos profissionais do setor e motivará a conscientização da responsabilidade social dos empresários e da população cearense.

Com o apoio do Sebrae Ceará, a União Comunitária realizou o projeto VILA PET – Feira de Negócios e Entretenimento de Pequenos Animais, em 2017, uma versão ampliada das ações de adoção de animais, que envolveu também o desenvolvimento e a capacitação do mercado para pequenos animais que está em franca expansão no mercado e que no Ceará é carente de treinamentos específicos.

O Vila Pet 2017

Aconteceu nos dias 22, 23 e 24 de setembro de 2017, nas ruas do Salinas Casa Shopping, em  Fortaleza – CE.O evento contou com uma programação com palestras, workshops, concursos de beleza e apresentações artísticas. Durante o período foram oferecidos gratuitamente à população pet, os serviços de vacinação, vermifugação, consultas veterinárias e orientação ao proprietário sobre o calazar. Adoção de cães e gatos foram realizadas atendendo aos objetivos da instituição realizadora. O shopping estimou a visitação de 11 mil pessoas nos três dias de evento.

União Comunitária Jacira Mendes Oliveira

A União Comunitária Jacira Mendes Oliveira – UCJMO é uma instituição fundada há 36 anos para atender aos grupos e comunidades carentes promovendo o seu desenvolvimento, sustentabilidade e bem-estar. A entidade já realizou trabalhos no Interior do Ceará e na Capital em diversas áreas, sempre beneficiando os mais carentes.

Iniciando as ações no município de Sobral/CE com a finalidade de realizar o atendimento aos carentes – idosos, crianças e animais, a União expandiu sua atuação para outras regiões do estado. Em 2010, organizou atividades voltadas para a congregação e apoio aos artesãos que trabalham com produtos derivados do coco na cidade de Fortaleza.

Em 2017, o instituto assumiu a responsabilidade pelos eventos, passando a ser o realizador e oportunizando à União Comunitária a voltar os seus esforços para o atendimento a idosos e animais abandonados, quando esta implementou pequenas ações em diversos espaços em Fortaleza como shoppings centers, mercados e praças – promovendo a adoção de animais em parceria com grupos comunitários e outras ONG´s. 

PROGRAMAÇÃO (sujeita a alteração)

 DIA 27 DE SETEMBRO DE 2019 – SEXTA FEIRA 
HORÁRIOEVENTOLOCAL
16h às 22hAdoção de Cães e GatosTendas Institucionais
17h às 20hVacinação e VermifugaçãoStand Institucional
17:30hDicas de AdestramentoPlay Pet
18hPalestra 1: Comportamento e socialização de filhotesPalco
19hWorkshop 2: Saúde AnimalSala 1
20hDesfile de Moda com Cães Carentes e Cadeirantes- Ong AbraacePalco
 DIA 28 DE SETEMBRO DE 2019 – SÁBADO 
HORÁRIOEVENTOLOCAL 
16h às 22hAdoção de Cães e GatosTendas Institucionais 
17h às 20hVacinação e VermifugaçãoStand Institucional 
17:30hDicas de AdestramentoPlay Pet 
18hPalestra 2: Rony PetersonPalco 
19hWorkshop 6: Negócio Pet- Como Ganhar o MercadoSala 1 
20hDesfile de Moda Animal- Rony PetersonPalco 
 DIA 29 DE SETEMBRO DE 2019 – DOMINGO 
HORÁRIOEVENTOLOCAL 
16h às 22hAdoção de Cães e GatosTendas Institucionais 
17h às 20hVacinação e VermifugaçãoStand Institucional 
17:30hDicas de AdestramentoPlay Pet 
18hPalestra 3:Palco 
19hWorkshop 4: Cuidados EspeciaisSala 1 
20hConcurso Mister e Miss PETPalco 

Serviço:

II Vila Pet – Feira de Exposições e Entretenimento para Pequenos Animais

Local: estacionamento do Shopping Iguatemi

Datas: De 27 a 29 de setembro

Horário: 16h às 20h

Entrada gratuita