TV News

Musa principal da Grande Rio, Mileide Mihaile, tem fantasia que traduz força e axé

O traje da empresária expressa a energia dos rituais afros, a brasilidade e o poder instaurador do mágico rito praticado pelos candomblés

Mileide Mihaile inicia 2020 com uma grande responsabilidade: desfilar na Sapucaí pela Acadêmicos da Grande Rio, mas, agora, como musa da escola. A empresária foi elevada ao cargo oficial em setembro do ano passado, em evento oficial na quadra da Grande Rio, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. “Desfilar para mim é um sonho, desde muito novinha. Via mulheres lindas na avenida, como Luma de Oliveira, e sempre imaginei que um dia estaria lá”, diz Mileide.

A Acadêmicos do Grande Rio ou, simplesmente Grande Rio, nasceu em 22 de setembro de 1988, em Duque de Caxias. Há 31 anos conta histórias, traz debates através da arte e reproduz em uma das festas mais concorridas do país. Neste ano, a escola leva para a avenida o debate sobre tolerância religiosa com o enredo “Tata Londirá: o Canto do Caboclo no Quilombo de Caxias”, desenvolvido pelos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora, que contará a vida de Joãozinho da Gomeia, pai de santo lendário que fez história no município de Duque de Caxias, um dos que mais vêm sofrendo ataques e depredações por parte de detratores das religiões afro-brasileiras. O último setor do desfile da agremiação abordará o tema da intolerância religiosa. O presidente da escola, Milton Perácio, mostra-se feliz com a escolha do tema “ao retratar a vida de uma pessoa tão influente no município, que ajudou tanta gente e, mesmo assim, sofreu muito com o preconceito. Neste ano, levantamos também a bandeira contra o preconceito, seja racial, seja de crença. Qualquer tipo de preconceito é prejudicial e um atraso para a humanidade”, frisa Perácio.

Uma das fantasias a compor o desfile e contar essa história é a da musa principal do Acadêmicos do Grande Rio, a empresária Mileide Mihaile, na qual denomina-se “Caminhos do Axé”, que traz em sua representação muita energia, força e poder instaurador do mágico rito praticado pelos candomblés.

Preparação para desfilar

A empresária não esconde a rotina de treinos e cuidados com a saúde, que já eram um hábito, mas que se intensificaram com o convite para desfilar novamente neste ano. Mileide faz exercícios diariamente, além das aulas de dança para dá o gás na avenida. “Estou fazendo mais treinos de alta intensidade. Malhando até final de semana. Minha meta é deixar o corpo mais sequinho. Já emagreci 4 quilos, mas quero perder mais um pouco”, detalha.

Mileide conta que começou a preparação para o Carnaval no mês de janeiro e, atualmente, está com uma rotina mais intensa e regrada. Sempre centrada, a musa leva a sério a questão alimentar e faz questão de ter alimentação equilibrada. Para acelerar o processo de emagrecimento, Mileide revela que está “exatamente há 10 dias seguidos com jejum intermitente de 16 hrs. Vou fazer bonito na Marquês de Sapucaí”, diz.