Corredor Plauto Holanda realiza, neste sábado (21), a maior corrida solo non stop em território cearense
O atleta percorrerá todo o litoral leste do Ceará, totalizando mais de 200 quilômetros e cerca de 24 horas de exercício sem parar
Neste sábado (21), o corredor cearense Plauto Holanda realizará uma prova nunca antes feita no estado: correrá todo o litoral leste do Ceará, totalizando mais de 200 quilômetros, em cerca de 24 horas de exercício sem parar. O atleta partirá da praia de Tibaú, ponto limítrofe do Ceará com o Rio Grande do Norte, e seguirá até a estátua de Iracema, na Beira Mar de Fortaleza. O desafio será percorrer todo o trajeto de uma única vez, pela praia, sem grandes pausas, dando o primeiro passo e só parando quando chegar à meta. Como sairá às 5h30 da praia de Tibaú, Plauto calcula chegar a partir desse mesmo horário na Praia de Iracema, com uma variação de uma ou duas horas para mais. Além da maior corrida solo non stop já realizada em território cearense, o feito deve ser também um dos maiores a nível nacional na categoria outdoor (fora das pistas), todo pela praia.
Intitulado “Correr para viver”, a ideia do projeto surgiu com a pandemia e faz uma alusão às próprias dificuldades vivenciadas no período pandêmico e à necessidade de continuar, de não parar, de enfrentar os desafios. “Pensei em fazer um desafio que chamasse a atenção das pessoas, uma grande travessia correndo pelo nosso litoral, com o intuito de motivar, diante de toda essa situação provocada pela pandemia, e, ao mesmo tempo, angariar doações para as pessoas mais necessitadas por conta desse período de muita dificuldade, nos mais diversos setores”, explica o corredor.
Além de todo o foco motivacional, Plauto fechou parceria com o projeto Mundo Zero (@projetomundozero), que atua arrecadando e realizando doações a famílias cearenses em situação de vulnerabilidade social. Durante todo o projeto, Plauto Holanda divulgará as ações do projeto, incentivando que mais pessoas possam também ajudar. “E por conta disso também, sei que terei combustível suficiente para suportar todos os perrengues que irei passar nesse desafio”, completa.
“Minha motivação maior será mostrar que estamos numa luta sim, mas que não podemos parar jamais, quero mostrar a todos que devemos seguir em frente, mesmo cansados e desgastados”, finaliza o corredor Plauto Holanda.
Um pouco da trajetória esportiva
Apaixonado por desafios extremos e inspirar pessoas, o que mais motiva o atleta cearense Plauto Holanda é poder correr livremente por lugares naturais e incentivando outras pessoas a se movimentarem. Foi o primeiro atleta cearense e da região Nordeste a concluir a Ultra Trail du Mont Blanc, uma das maiores corridas extremas do mundo que ocorre nos Alpes europeus. Correu desde as grandes altitutes dos Andes Peruanos ao frio extremo da Patagônia. Percorreu o Brasil em diversos biomas e climas, desde praias, dunas, serras, sertão, caatingas e chapadas. Da serra da Mantiqueira, Serra do Mar aos parques nacionais do Itatiaia, Ubajara ao dos Lençóis Maranhenses. Das chapadas do Araripe e Diamantina.
Além disso, concluiu dois Iron Mans Full guiando um atleta cego e é o atual recordista do percurso tradicional entre as cidades Fortaleza e Canindé.