Unimed Fortaleza celebra conclusão da turma de Residência Médica
No último dia 24 de fevereiro, a Unimed Fortaleza realizou a conclusão da Residência Médica da II Turma de Clínica Médica e III Turma de Pediatria. Na ocasião, foram formados pelos programas dois profissionais da II Turma de Clínica Médica, e três da III Turma de Pediatria.
Para promover a capacitação de profissionais da saúde, desde 2014, a Unimed Fortaleza conta com Comissão de Residência Médica no Hospital Unimed. A iniciativa tem parceria da instituição Apoio à Residência Médica do Ceará (ARES), entidade que é representante local da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).
O programa tem como objetivo realizar a formação técnica qualificada e humanizada de futuros especialistas para o mercado de trabalho. O conteúdo é voltado para a preparação de líderes, supervisores, preceptores e colaboradores.
Além da comissão realizada pela ARES, a Comissão de Residência Médica da Universidade Federal do Ceará (COREME-UFC) possui um Programa de Residência Médica (PRM) em pediatria em parceria com a Escola de Saúde Pública do Ceará, com credenciamento até 2023. Em 2019, foi implantado também o Programa de Residência para Clínica Médica. “A principal intenção da Unimed Fortaleza é ser reconhecida como hospital de ensino, capacitando profissionais de diferentes áreas da saúde para que atuem como nosso jeito de cuidar. Todos os anos é feita uma seleção pela UFC, que conta com a entrada de novos médicos na residência. Disponibilizamos duas vagas para cada especialidade”, explica Julimar Correia, coordenador técnico do Centro de Estudos da Unimed Fortaleza.
O Programa
Residência Médica é a especialização que os médicos participam após o curso de medicina e o registro profissional no Conselho Regional de Medicina (CRM). O Hospital da Unimed realiza a Residência em Pediatria, com duração de três anos, e Clínica Médica, com um período de dois anos. Desde o início do programa, já foram formados mais de 10 médicos especialistas.
Durante o período de formação, o residente vivencia situações que vão complementar o aprendizado da graduação.