Jovens da Rede Cuca são conscientizados sobre os riscos de consumir bebida alcoólica antes dos 18 anos
Os estudantes dos Cucas contam agora com conscientização sobre o tema com recursos teatrais. A iniciativa faz parte da implantação do programa Na Real na rede a partir de termo de cooperação entre a Sejuv e o Instituto Diageo. O Na Real já sensibilizou mais de 186 mil adolescentes em três anos no Brasil
O Instituto Diageo – entidade sem fins lucrativos que promove ações nas áreas de educação, capacitação profissional e responsabilidade da sociedade na relação com as bebidas alcoólicas – e a Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv) anunciaram, no final de junho, parceria que leva aos jovens da Rede Cuca o programa Na Real, iniciativa de conscientização sobre o não consumo de bebida alcoólica por menores de 18 anos. O anúncio ocorreu com o programa em ação no Cuca Jangurussu, onde estudantes participaram da apresentação teatral interativa que é o eixo da sensibilização.
O Na Real, realizado pelo Instituto Diageo em parceria com o Instituto Aliança, sensibiliza para o não consumo de álcool por meio de atores encenando histórias fictícias de adolescentes que se envolvem em situações de consumo de bebida alcoólica e têm as vidas afetadas de maneira negativa. As mensagens são comunicadas por meio do teatro, usando a linguagem da juventude, referências da atualidade e engajando quem assiste a debater e construir os finais das histórias contadas. Há atividades nos formatos presencial, que consiste na encenação teatral interativa, e online, em que os estudantes assistem à peça em vídeo na sala de aula e debatem com a intermediação de seus professores, previamente capacitados pelo programa.
O programa é aplicado em escolas públicas estaduais do Ceará desde 2019 e, agora, expande-se para o ensino público municipal. Na Rede Cuca, o Na Real está inserido nos cursos regulares “Turma da Integração” e “Aprender Mais” e deve levar a conscientização para 1.500 adolescentes de 14 a 17 anos durante um ano de atividades.
“Dizer simplesmente ‘não pode’ consumir bebida alcoólica não costuma ser eficaz para os adolescentes. O espaço de diálogo gerado com o Na Real permite todo tipo de questionamento e mostra até onde podem ir as consequências de beber antes dos 18 anos. Juntos, o exemplo nas situações simuladas e a conversa têm grande poder de conscientização e, por meio dessa parceria com a Sejuv, alcançamos também adolescentes da rede municipal de ensino”, destaca Paulo Mindlin, gerente executivo do Instituto Diageo.
“Esses momentos têm permitido reflexões muito ricas com os adolescentes, que são provocados a pensar: ‘e se fosse comigo?’. As apresentações do primeiro semestre demonstram o crescimento exponencial do programa em 2022, levando o movimento do não consumo de álcool por adolescentes a mais e mais regiões do país. A Sejuv se reúne com um conjunto de parceiros para colocar na pauta a discussão das escolhas conscientes e do não consumo de álcool entre adolescentes, através da linguagem do teatro”, pontua Eveline Correa, coordenadora geral do programa no Instituto Aliança.
O intuito é que a cooperação se estenda em breve com mais um programa do Instituto Diageo na Rede Cuca, o Learning for Life, capacitação profissionalizante para maiores de 18 anos trabalharem como bartenders. “A parceria com o Instituto Diageo vai nos proporcionar pensar em projetos integrados para a juventude da cidade, em temas relacionados à prevenção do uso abusivo de álcool, mas especialmente a empregabilidade da juventude no mercado de trabalho, com a realização de cursos e formações para jovens. Entendemos que o encaminhamento para o mercado de trabalho é um dos nossos maiores desafios, e essa parceria vai ajudar muito a realizar ações integradas com o mercado”, afirma o titular da Sejuv, Davi Gomes.
Na Real já sensibilizou mais de 186 mil estudantes
O Na Real começou no Ceará em 2019 para adolescentes da rede pública estadual, estendeu-se para Pernambuco em 2021 e, neste ano, chegou à Bahia, Distrito Federal e Paraíba. São 300 cidades envolvidas na iniciativa e mais de 186 mil estudantes sensibilizados ao longo desses três anos.
Sobre o Instituto Diageo
O Instituto Diageo é uma entidade sem fins lucrativos que promove ações nas áreas de educação, capacitação profissional e responsabilidade da sociedade na sua relação com as bebidas alcoólicas. Entre as iniciativas do Instituto, lançado em abril de 2019, destacam-se três programas: Learning for Life, que capacita jovens de baixa renda para atuação como bartenders; Na Real, que sensibiliza sobre o não consumo de bebidas alcoólicas por menores de idade; e Tecendo o Futuro, que promove a capacitação em artesanato com palha de carnaúba para comunidades e para internas do sistema penitenciário feminino do Ceará, contribuindo com o empoderamento socioeconômico e ressocialização.