TV News

Estácio Ceará comemora 24 anos com foco na formação de profissionais e investimento em pesquisa e inovação 

O Centro Universitário Estácio do Ceará chega aos 24 anos, com o título de maior Instituição de Ensino Superior Privado do Estado, de acordo com a última pesquisa do Censo do Ensino Superior 2020 INEP/MEC. A instituição contabiliza mais de 30 mil profissionais formados, distribuídos em todas as áreas do conhecimento, gerando valor e impulsionando a produtividade por meio do capital humano. Seu quadro docente registra, atualmente, 280 professores, dos quais mais de 70% são mestres e doutores, e conta com mais de 24 mil alunos matriculados na modalidade presencial, número que representa a participação de 26,3% do Market Share no segmento, também de acordo com o último censo do Ensino Superior de 2020 do INEP/MEC.

O reitor da Estácio Ceará, Josué Viana, comemora as conquistas ao longo de quase três décadas e destaca o Centro Universitário como polo de apoio e formação de profissionais, além da prestação de serviços à comunidade. “Continuaremos firmes em nosso propósito de garantir aos alunos a empregabilidade a partir da educação inovadora e convergente com as necessidades atuais e futuras da sociedade em geral”, comemorou. 

O reitor destaca ainda, as expectativas para o futuro da Instituição, no sentido de consolidar as ações de ensino, pesquisa e extensão. “Queremos manter a nossa liderança em matrículas no Ensino Superior Privado em Fortaleza e também em todo o Estado. Vamos ampliar a oferta de cursos de saúde na Unidade Parangaba e de cursos de tecnologia na Unidade Via Corpvs”, ressaltou. 

História

A Estácio Ceará foi credenciada pela Portaria Nº 448, de 02 de junho de 1998, publicada no Diário Oficial da União (DOU), em 04 de junho do mesmo ano, denominada como Faculdade Integrada do Ceará. Inicialmente ofertava cursos de graduação e bacharelado em Ciências Contábeis, Turismo e Administração com habilitação em Administração Hoteleira. 

Um grande marco para a Instituição foi a conquista do status de Centro Universitário, em setembro de 2012. Com o título, a Estácio Ceará obteve maior autonomia e tornou-se reconhecida pela excelência do ensino oferecido, comprovada pela qualificação do seu corpo docente e pelas condições de trabalho acadêmico oferecidas à comunidade acadêmica. E em 2015, foi entregue à sociedade cearense  o tombamento das edificações do antigo Colégio Cearense, um marco arquitetônico e histórico da educação de Fortaleza e do Estado, atual sede do Centro Universitário.

Em virtude do seu mérito acadêmico, a Estácio Ceará, conquistou em 2018 por edital público a autorização do MEC e do Ministério da Saúde para a implantar duas novas unidades de Medicina. Em 2021, a Estácio Ceará teve o seu primeiro Campus fora da sede, credenciado no município de Quixadá, com a oferta do curso de Medicina. E em 2022, implantou o segundo campus no município de Iguatu, ofertando também o curso de Medicina.

A Estácio Ceará dispõe do maior portfólio de cursos de pós-graduação lato sensu e MBA do mercado local, com cursos em todas as áreas de conhecimento. A oferta de cursos de extensão é dinâmica e atualizada semestralmente de acordo com o planejamento de atividades complementares realizadas pelos coordenadores dos cursos em cada unidade, além dos cursos livres disponíveis na plataforma digital.

A Instituição está presente na cidade de Fortaleza, com cursos distribuídos em três unidades:

Unidade Centro – Avenida Duque de Caxias, 101

Unidade Via Corpvs – Rua Eliseu Uchôa Beco, 600 – Patriolino Ribeiro

Unidade Parangaba – Avenida Senador Fernandes Távora, 137 – Jóquei Clube.