TV News

Aceav | Associação celebra 60 anos de atuação na defesa do setor avícola

Sexagenária, a Associação Cearense de Avicultura atua no apoio permanente às empresas da área e na promoção do desenvolvimento do setor. Entidade foi homenageada pela Assembleia Legislativa

Os 60 anos de atuação permanente da Associação Cearense de Avicultura (Aceav) na defesa e apoio ao desenvolvimento do setor avícola, alcançados neste 2022, foram celebrados em Sessão Solene, realizada pela Assembleia Legislativa, na noite desta segunda-feira, 29. O evento ocorreu no Plenário da Casa e se deu por requerimento do deputado estadual Carlos Matos (União), subscrito pela deputada Fernanda Pessoa (União).

Em seu discurso, o parlamentar ressaltou sua relação pessoal com o segmento, sendo ele filho dos fundadores da Granja Regina, criada em 1957. “Minha personalidade foi forjada na avicultura”, afirmou, ao destacar a evolução do setor no Estado, a partir da criação da Aceav. “Há 60 anos, poucas pessoas acreditavam que a avicultura poderia ser negócio”, comentou. Ele acrescentou ainda que a produtividade das empresas cearenses hoje chega a ser melhor que a de indústrias nacionais da área.

Considerada uma das mais eficientes do Brasil, a avicultura cearense tem um parque produtivo espalhado por mais de 60 municípios cearenses, garantindo cerca de 15 mil empregos diretos e 60 mil indiretos, produzindo cerca de 7,100 milhões de ovos por dia e 5,5 milhões de quilos de carne de frango por semana. No Ceará, a associação reúne vinte empresas e produtores, além de fornecedores associados.

Homenagens
Sexagenária, a Aceav foi fundada em 1962, quando teve início a fase industrial da avicultura no Ceará, sendo uma das mais longevas do segmento agropecuário. Neste intervalo, a instituição teve dez presidentes. Todos foram homenageados no Legislativo por suas contribuições na construção da história longeva e bem-sucedida da associação, que também serve de inspiração para as gestões atuais e futuras.

Atualmente, a Aceav é presidida por João Jorge Reis, que falou em nome dos homenageados. Reis explicou a importância da instituição na construção de um setor econômico relevante, sendo responsável ainda pela geração de emprego, renda e produção de uma proteína de qualidade. “Estamos na associação para a mais difícil tarefa: manter o que esses meus antecessores fizeram pela avicultura”, declarou.

Lideranças políticas
A entidade dos avicultores tem sido também um celeiro de lideranças empresariais que trilharam rumos políticos. Entre os ex-presidentes está o atual prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (PSD), também ex-deputado federal e estadual, além do próprio deputado Carlos Matos, que foi ainda secretário da Agricultura do Ceará, nas gestões de Tasso Jereissati e Lúcio Alcântara.

Na sessão, foram lembrados ainda o fundador da Cialne, Francisco de Araújo Carneiro, o Dico Carneiro; o presidente do Conselho de Administração da Avine, Antônio Airton de Araújo Carneiro; o fundador da empresa Tijuca Alimentos, Raimundo Everardo Mendes Vasconcelos; o presidente da Granja Abrigo, Afonso Carneiro; e o ex-presidente da Faec, José Ramos Torres de Melo Filho. Atual presidente da Faec, José Amílcar de Araújo Silveira cobrou mais estímulos à produção agropecuária. “Precisamos desenvolver este Estado e ajudar a avicultura a ter dias melhores”, defendeu.