Agência inova e vira referência na produção de coletivas virtuais para imprensa

Nos últimos dois meses a Agência LK realizou mais de 20 coletivas virtuais, ativando aproximadamente 20 mil comunicadores. Entre as coletivas realizadas, o São João da Brahma no Nordeste, e o lançamento de Skol Forró, com a presença de Wesley Safadão e Xand Avião.

Reconhecida pelas estratégias criativas de comunicação com a imprensa no Norte e Nordeste do país, a Agência LK, teve que se reinventar durante o distanciamento social, provocado pela pandemia do Covid-19, que estagnou a economia do mundo e já se arrasta por mais de quatro meses.

Com uma agenda lotada para 2020, com diversos eventos, campanhas e lançamentos, a empresa, que tem foco na promoção de estratégias de PR Full Service, identificou uma oportunidade para otimizar resultados e recursos, e criou um novo modelo de coletivas de imprensa, que tem sido elogiado por diversos jornalistas e pelos CEOS de marketing das marcas.

“Reunir a imprensa para contar uma novidade sempre foi a nossa praia. Chamar a atenção da imprensa, no entanto, é um desafio. Por isso, usamos basicamente dois critérios, criatividade e noticiabilidade”, explica o jornalista Karlo Dias, um dos sócios da agência.

“Inovação está em nosso DNA. Entender as dificuldades como oportunidades é uma fórmula batida, entretanto, é o grande segredo para uma campanha bem sucedida. Nunca tivemos dificuldade com as ideias. Nos relacionamos bem com o criar, e temos parceiros que confiam em nossas estratégias e compram nossos projetos”, afirma o outro sócio, o publicitário Victor Lacerda.

A nova fórmula criada pela dupla é uma mistura de ingredientes como criatividade, simplicidade e objetividade. “Estamos vivendo um momento novo. As redações cada vez mais enxutas, muitas funcionando de forma remota, muitos jornalistas trabalhando em casa, muita informação circulando, muitas Fake News, e o jornalista sedento por boas, e confiáveis notícias”, avalia Karlo.

“Vivemos um momento em que as redes sociais ganham cada vez mais alcance, recordes de visualização e engajamento. Por outro lado, as pesquisas comprovam que a credibilidade nestes canais beiram ao zero. É a imprensa que credibiliza a veracidade dos fatos, contribuindo para o que as empresas mais buscam: uma boa reputação”, pontua Lacerda. Segundo ele, este é um ambiente propício para a inovação.

Foi neste cenário que eles reinventaram um modelo de aproximar as marcas, e os consumidores, através de um conceito de jornalismo digital, com data drive e PR Full Service, abandonando o tradicional modelo de assessoria de imprensa.

Head de inovação da LK, Victor Lacerda explica que o segredo não está na plataforma em si, ela precisa ser bem estruturada e possuir qualidade técnica para facilitar a comunicação, mas vai além disso, é uma soma de fatores que vem sendo construído a muito tempo. Vai do bom relacionamento com a imprensa, ao recorte regional da notícia, passando pelos critérios de noticiabilidade, qualidade da informação, e principalmente, ousadia em inovar. Entregando de fato, a notícia que a sociedade quer consumir.

“Não existe uma fórmula pronta. Buscamos soluções onde elas parecem não existir. Nos desafiamos a pensar fora da caixa. Envelopamos de uma forma, que entregue o que o jornalista precisa, de uma maneira leve, divertida, prática e principalmente objetiva. Afinal de contas, hoje ninguém tem tempo a perder”, brinca Lacerda.

Com 12 anos de mercado, a Agência LK atende grandes marcas como Skol, Brahma, Antártica, Bohemia, Stella, Colorado, Corona, Magnífica, Legítima, Nossa, Brilux, Minhoto, Sonho. A empresa atua em todo o Nordeste, e possui uma penetração para além das capitais, chegando até as principais cidades pólo do interior nos estados onde está presente.