Eventos Culturais

Almir Mota, Eduardo Azevedo, Bia Bedran e Ronaldo Correia de Brito encerram a primeira edição do Projeto PALAVRAS

Depois de seis meses de uma programação intensa voltada para a literatura cearense e nacional, Projeto PALAVRAS  realiza sua última semana de programação finalizando sua primeira edição. Nesta quarta-feira, 14 de julho, às 16h, recebendo a dupla Almir Mota e Eduardo Azevedo com o lançamento do livro O Galo Peregrino e a Oficina Página Ilustrada no Instagram @palavras.projeto no  canal do  Youtube da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE).  


Com mais de 20 anos de publicação no Brasil, premiado com Concurso Literatura para Todos do Governo Federal no Brasil em 2009, Almir Mota atualmente se divide na atividade de escrever para crianças e jovens, contar histórias e produzir projetos culturais na área do livro e leitura. Já lançou mais de 23 obras, uma delas, A Fera do Canavial, vencedora do prêmio Literatura para Todos. Pelo Projeto Palavras, o autor apresentar a obra em parceria com o ilustrador Eduardo Azevedo “O Galo Peregrino”, uma história que se passa no interior de Portugal, precisamente no Caminho de Santiago de Compostela, na cidade de Barcelos. Um dia, um galo que sempre observava as pessoas passarem, é convidado por um peregrino a seguir com ele até Santiago de Compostela, na Galícia.

No caminho, essa dupla encontra os amigos para seguir até a cidade do santo apóstolo. Eduardo Azevedo, ilustrador, desenhista, pintor, designer gráfico e diagramador, graduado em Geografia e Pós-Graduado em Gestão Pública Municipal, ambos pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), é professor da rede municipal de ensino de Fortaleza, atuam como ilustrador desde o início dos anos 2000. Trabalhou na Editora Tupynanquim elaborando capas de folheto de cordel e ilustrações de livros de literatura histórico-religiosa. Em 2005, ilustra os primeiros livros de literatura infantil para a Editora Imeph. Coordenou duas edições do Festival de Ilustração de Fortaleza, durante as Bienais Internacional do Livro do Ceará em 2019 e já teve suas ilustrações publicadas em mais de cem títulos.

Na quinta-feira, dia 15 de julho, é a vez da cantora, compositora, atriz e escritora fluminense Bia Bedran, às 19h, encantar com suas canções e histórias do universo infantil.  A apresentação acontece no Instagram @palavras.projeto no  canal do  Youtube da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE).  

Bia Bedrané mestre pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em Estudos Contemporâneos das Artes, professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), graduada em Musicoterapia e Educação Artística. Nas décadas de 1980 e 1990 realizou trabalhos para a televisão, entre os quais os programas Canta-Conto, Baleia Verde e Lá vem História, na TV Cultura de São Paulo e na TV Educativa do Rio de Janeiro, hoje TV Brasil. Ao longo de uma carreira dedicada às crianças e à arte, é autora de 14 livros infantis e gravou e produziu 10 CDs e 2 DVDs, sempre mesclando o canto e a narrativa. Como pesquisadora, lançou o livro A Arte de Cantar e Contar Histórias: Narrativas Orais e Processos Criativos, resultado de sua dissertação de mestrado e considerado Altamente Recomendável pela FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) em 2013, na categoria teórico.

Encerrando a programação do projeto PALAVRAS, nesta sexta-feira, 16 de julho, às 17h, com mediação do secretário de Cultura do Estado Fabiano Piúba, encontro com o romancista, contista, dramaturgo, diretor de cinema, médico e psicanalista Ronaldo Correia de Brito, no Instagram @palavras.projeto no  canal do  Youtube da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE).  

Ronaldo Correia de Brito, autor de romances, contos, peças teatrais, filmes, crônicas e livros infantojuvenis publicou, entre outros, os livros de contos Faca e o Amor das Sombras e os romances Galileia, vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura – e Dora sem Véu. Natural de Saboeiro/CE, atualmente vive no Recife. Seus trabalhos abordam traços da cultura popular nordestina, onde destacam-se em suas tramas experiências e não pertencimento de indivíduos marcados por deslocamentos geográficos e transformações históricas. Desde cedo, instruído pelo pai, aprende a ler em casa e a influência do texto religioso traz o contato com as narrativas orais da região, despertando seu interesse para os diferentes mitos fundadores da humanidade. Conhece o Movimento Armorial, que busca criar uma arte erudita com base em referências da cultura popular do Nordeste, Ronaldo de Brito encontra novas possibilidades de elaboração do repertório adquirido em sua infância sertaneja. Ao ingressar no curso de medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), passa a frequentar o Departamento de Extensão Cultural (DEC) da universidade, dirigido pelo dramaturgo Ariano Suassuna (1927-2014). No grupo interdisciplinar, conhece artistas com quem colabora em diferentes campos de atuação, como teatro e cinema. Em 1974, realiza o curta-metragem Cavaleiro Reisado, rodado na cidade do Crato/CE, o filme documenta a festa popular de mesmo nome. Com foco na experiência subjetiva dos personagens, inicia a construção de uma realidade instável e modulada pela dimensão afetiva das experiências, uma escrita marcada pelo máximo de concisão, e considera ter uma “respiração de um contista” até lançar o premiado Galileia (2008), seu primeiro romance. 

O Projeto:

O projeto PALAVRAS é uma realização do escritor e produtor Almir Mota e da contadora de histórias e terapeuta Júlia Barros, ambos realizadores do Baú de Leitura e narradores da Casa da Conto e parceria da Biblioteca Pública Estadual do Ceará e o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, o projeto PALAVRAS conta com o apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado e a parceria e agradecimento da Enel, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. 

O projeto PALAVRAS promove a democratização do livro e da literatura cearense com ênfase na formação de leitores, por meio de uma ampla programação que contempla recitais poéticos, contações de histórias, encontros com autores e ilustradores e lançamentos de livros. O projeto mobiliza alunos e professores da rede pública de ensino, mas destina-se ao público em geral.

Serviço:

Projeto PALAVRAS

Dias: Terças, quintas e sextas, sempre às 16h, 17h e 19h – GRATUITO

Programação infantil: quartas-feiras – Gratuito.

Mais informações sobre a programação nos Instagram @palavras.projeto  e @bece_bibliotecaestadualdoceara

Coordenação Geral: Almir Mota

Curadoria: Júlia Barros

Produção executiva: Lara Leoncio

Identidade visual: FOCARTE