Canal Lugar Artevistas comemora aniversário com campanha solidária para o Poço da Draga

Lugar Artevistas: revista eletrônica cultural independente celebra oito anos de resistência

Pintura, música, dança, culinária, política, cuidados com o corpo e a alma; Lugar Artevistas, lugar de parada e diálogo sobre as infinitas formas de manifestação da arte, promove programação especial de aniversário no mês de junho.

Entre as trilhas do Parque do Cocó, em Fortaleza, uma conversa franca sobre a vida e arte com da bailarina e atriz Silvia Moura. Nos jardins do palácio do Catete, no Rio de Janeiro, o ator Jesuíta Barbosa revela os sorrisos e desafios vividos na carreira. No Cariri, no “Cratim de açúcar”, seguimos um cortejo no Dia de Reis. Posicionando-se de diferentes formas na arte e no globo, essas histórias encontram um espaço de permanência e insurgência na Lugar Artevistas – Arte Onde Estiver, revista eletrônica no Youtube que promove encontros e conversas sobre as diversas manifestações e implicações da arte. Neste mês, a Lugar celebra oito anos. Em comemoração, o canal lança durante todo o mês de junho uma sequência de lives e programas que revisitam os melhores momentos dessa história.

Idealizadora da revista, a jornalista e atriz Roberta Bonfim sempre foi apaixonada pelas diversas formas de expressão humanas. E, após anos de convívio intenso com o grafite, música, espetáculos, amadureceu o desejo por um espaço de passagem e registro de todas esses sons, cores e ideias. Em parceria com o cineasta Felipe Romano, gravou, em 2012, o piloto que deu origem a Lugar Artevistas. 

Hoje, a revista eletrônica é site, blog e canal no Youtube, e já conta com mais de 100 vídeos com locações em quatro estados (Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará) e diversas cidades do Brasil. A temporada mais recente, no entanto, fixou-se no estúdio de criação e desenvolvimento artístico Varanda Criativa. Lá, o espaço físico transcende épocas, ideias e pautas com diálogos que vão de políticas para a cultura, a tranças, relacionamentos, dentre muitos outros assuntos.

Além dos papos, uma das marcas principais da Lugar é a proposta de apresentar um pouco da história dos espaços onde deram-se as conversas. Sobre a definição do que é o Lugar, Roberta reivindica: “[a revista] é um Lugar de existência, resistência, arte e amor. É o exercício coletivo de entendermos o que podemos e nossas responsabilidade para com os lugares onde existimos”. Atualmente, a Lugar Artevistas conta com cerca de 30 colaboradores voluntários. São profissionais de diversas áreas, desde gastronomia, fotografia, artes cênicas, música, além de pesquisadores, que partilham um pouco das paixões e experiências nos espaços do Lugar. Seja em quadros no IGTV do Instagram ou em publicações do blog Lugar Artevistas. 

Poço da Draga

Um dos vínculos mais fortes do Lugar Artevistas é a relação com a comunidade do Poço da Draga, localizada no coração da Praia de Iracema. Além da aproximação pela arte e empreendedorismo, com a promoção de visitas guiadas pela comunidade e eventos, os colaboradores da revista tem atuado na campanha que já arrecadou mais de 950 cestas básicas os moradores do local que estão impedidos de trabalhar em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Em maio, os artevistas, junto à Associação Anjo Rafael e à ONG Velaumar, promoveram dez horas de lives em comemoração aos 114 anos da comunidade e em favor da campanha beneficente. Passada a pandemia, o plano é continuar os trabalhos ofertando  cursos profissionais e apresentações artísticas para os habitantes do Poço e vizinhança.

Programação de aniversário

A nova temporada, especial de comemoração, conta com oito episódios que relembram os momentos mais marcantes dos últimos oito anos de canal. Os vídeos serão disponibilizados semanalmente,  durante o mês de junho, sempre às segundas-feiras, às 21 horas, no canal do Youtube. No dia 20, data de aniversário, a programação inclui uma festa online de celebração. Além disso, também serão exibidas lives artísticas no perfil da Lugar Artevistas no Instagram.

Lançamento de livro

A revista eletrônica que é também blog e neste mês se lança como editora na publicação do livro, “De Vento em Poesia” da ArteVista Marcelina Acácio. A obra será lançada em evento online, no dia 20 de junho, durante programação de aniversário.

Serviço:

Aniversário da Revista Lugar Artevistas

Lançamento de oito vídeos no Youtube a partir do dia 08 de junho

Link para canal: http://www.youtube.com/c/LugarArteVistasarteondeestiver

Blog: https://lugarartevistas.wordpress.com

Site: https://lugarartevistas.com.br

Instagram: @lugarartevistas

Mais informações:

Rose Serafim – Assessoria de Imprensa Lugar Artevistas

(85) 99865 2573 – aserafimjornalista@gmail.com