TV News

Carta aberta expressa anseios da juventude que vive em comunidades de Fortaleza

Como é ser jovem nas comunidades de Fortaleza, quais são as expectativas e necessidades desse público e quais políticas públicas eles acreditam ser importantes para o exercício da cidadania? Essas são algumas das questões que levaram um grupo de jovens, atendidos pelo Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM), a produziram uma Carta Aberta à Juventude, que foi lançada nesta quarta-feira, 24 de agosto, no Teatro RioMar Fortaleza, no encerramento da programação da 5ª edição do Conexão Juventude.

Entre as questões apontadas pelos jovens no documento está a importância do fortalecimento de políticas públicas que promovam: atividades extracurriculares em pontos culturais da cidade, espaços de difusão da arte das comunidades, qualificação para pessoas com deficiências, atenção à saúde emocional da juventude nas escolas entre outras.

A Carta Aberta à Juventude é resultado de oficinas formativas sobre Cidadania promovidas pelo IJCPM, realizadas ao longo do semestre, e tem como objetivo dar visibilidade às ideias dos jovens que vive em comunidades de Fortaleza, retratando o olhar crítico e as percepções que têm sobre cidadania.

Encontro Conexão Juventude

O Conexão Juventude é um encontro promovido anualmente em alusão ao Dia Internacional da Juventude. Realizado pelo Instituto JCPM, esse ano o evento aconteceu de 17 a 24 de agosto, com uma programação que estimulou o protagonismo dos jovens, trazendo apresentações artísticas, lançamento de exposição fotográfica, palestras, oficinas, bate-papo e muito mais. A temática de 2022 foi Cidadania e cerca de 2.500 jovens participaram do evento.