TV News

Comércio de material de construção segue otimista para 2022

O avanço contribui com a geração de emprego e renda para o país e a melhoria dos lares e construções dos brasileiros

O comércio do material de construção está passando por um processo de transformação, profissionalização e consolidação, principalmente por meio de fortes investimentos que foram realizados no setor. Em 2020 o segmento teve um desempenho histórico e este ano, continuou a crescer.

Segundo dados da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção – Anamaco e da Fundação Getulio Vargas – FGV, a área cresceu acima de 6 pontos percentuais em números reais, o que mostra que 2022 também será um ano de crescimento. Para Carlito Lira, vice-presidente da Anamaco e diretor da Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção do Ceará (Acomac-CE), esse avanço é muito relevante para o setor. “Estamos felizes com o desempenho do setor da construção e a sua contribuição para a economia brasileira, o que contribui com a geração de emprego e renda para o país e a melhoria dos lares e construções dos brasileiros”, ressalta.

Investimento e reconhecimento
Para reconhecer o investimento feito no segmento, a Acomac-CE realizou na última terça dia 14 de dezembro, no Teatro RioMar Fortaleza, a 6a edição do Prêmio Acomac Ceará – Destaques do Ano. A honraria reconhece personalidades e empresas que se destacaram no varejo e atacado no estado em diversas categorias, bem como instituições com bons serviços prestados ao setor.

Os homenageados deste ano são: o empresário Antônio José de Freitas Mello, sócio-fundador do Grupo Normatel (na categoria Homenageado do Setor); a empresária Ana Lúcia Bastos Mota, Presidente da Cerbras (na categoria Personalidade Cearense); e o Banco do Nordeste (na categoria Destaque do Ano). A noite de homenagens terá ainda a entrega de uma comenda para duas indústrias que se destacaram em 2021. As escolhidas são a Cerbras, que será representada pela diretora Mariana Mota, e o Grupo Iquine, representado pelo CEO Eduardo Moretti.
Na ocasião, estará presente ao evento o presidente da Associação Nacional dos Comerciantes de Materiais de Construção (Anamaco), Geraldo Defalco. A solenidade de entrega do Prêmio Acomac-CE será restrita a convidados e imprensa, seguindo os protocolos de distanciamento social e segurança sanitária, entre eles o uso obrigatório de máscaras e a necessidade de exibição do passaporte de vacinação.
Edições anteriores

Personalidades importantes já foram homenageadas com o prêmio Acomac em edições anteriores, como: Águeda Muniz, Araújo Cabral (In memoriam), Camilo Santana, Cândido Pinheiro, Edson Queiroz Neto, Élcio Batista, Lavanery Wanderley, Luiz Maia, Raimundo Chagas, Roberto Macêdo, Tarcísio Mota Sá (In memoriam) e Tasso Jereissati.

Sobre a Acomac – CE

A Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção do Ceará (Acomac – CE) é uma entidade representativa, sem fins lucrativos, fundada em 1974 para representar empresas associadas de todo o estado. A associação tem como presidente Lavanery Campos e integra a Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção), entidade que congrega as Acomacs e Fecomacs em todo o Brasil.

A Acomac-CE busca proporcionar a seus associados benefícios diretos e indiretos, representando-os juntos as empresas e organizações do setor de material de construção, como indústrias e representações, além de instituições financeiras e entidades dos poderes executivo, legislativo e judiciário.