TV News

Condomínios – Férias escolares exigem atenção redobrada com as crianças

As férias escolares chegaram e nesse período, as crianças que não viajam, aproveitam bastante as áreas de lazer dos condomínios, como a piscina, salão de jogos, parquinhos e quadras esportivas. Por esse motivo, redobrar a atenção e os cuidados com os pequenos é primordial para evitar acidentes e quaisquer outros transtornos. 

Oscar Lima, diretor da administradora de condomínios, prestadora de serviço e facilities Metas, explica que é de praxe os condomínios realizarem manutenção periódica nos playgrounds, quadras e nas áreas comuns. “Nesse período, reforçamos com a equipe de colaboradores dos condomínios que busquem também ficar mais atentos às crianças através das câmeras de segurança e orientamos à zeladoria para redobrar os cuidados com a conservação e limpeza desses espaços, para que os pequenos possam usufruir com segurança e tranquilidade”. 

Porém, Oscar Lima destaca que a orientação é que as crianças menores de 10 anos não fiquem desacompanhadas em nenhuma ocasião dentro do condomínio. “Sabemos que muitos pais consideram as áreas de lazer como extensão de seus apartamentos, mas em se tratando de criança, todo cuidado é pouco”, complementa o diretor. 

Segurança

Outra recomendação é não permitir que as crianças circulem ou brinquem nas garagens, nas escadas, elevadores ou perto dos portões de entrada e saída dos veículos e nem após o horário estabelecido. “Sabe-se que cada condomínio tem seu regimento interno com dinâmicas próprias e horários estabelecidos para uso de quadras e espaços infantis. Portanto, é preciso que essas informações sejam destacadas para os condôminos nesse período para que todos relembrem as regras e busquem respeitá-las, já que áreas comuns de condomínios são espaços compartilhados”, pontua o gestor. 

Oscar Lima também destaca que os condomínios precisam contar com o apoio dos pais e responsáveis, pois as regras precisam ser respeitadas, incluindo o silêncio, já que todos os condomínios têm moradores idosos, doentes, acamados e até bebês. “É competência dos adultos orientarem seus filhos, pois é preciso respeito às normas para a boa convivência com os demais condôminos,  mesmo nas férias escolares”, pontua Oscar.