De médico a gestor: Cearense se prepara para lançar rede de franquias no Nordeste

Fernando Guanabara, médico referência em medicina preventiva se prepara para lançar sua rede de franquias de negócio e modelo de gestão no segmento clínica médica saúde e prevenção no próximo dia 18 deste mês de janeiro, no Complexo Stimma. O evento reunirá profissionais da saúde do Ceará e de outros estados interessados em conhecer mais de perto o modelo de gestão de sucesso formulado por Fernando. 


Segundo Fernando Guanabara, o insight do lançamento da franquia surgiu a partir do crescimento do seu próprio consultório, que iniciou em um espaço de 15m², e um colaborador. Em menos de cinco anos, o que era um consultório se transformou no Complexo Stimma, com 1000m² e mais de 40 colaboradores. Atualmente a estrutura comporta várias especialidades, como cirurgia plástica, estética avançada, dermatologia e odontologia, além de um restaurante funcional.


Mesmo em anos de crise, o Complexo Stimma se consolidou e hoje é referência em sua área de atuação. Os sócios Fernando Guanabara e Tiago Alacântara têm a preocupação de se atualizarem e se especializarem para continuarem atendendo a demanda do mercado com excelência. Essa reciclagem diária se torna necessária, tendo em vista que atualmente o mercado exige um conhecimento além da medicina. Conforme Fernando, é necessário que o médico também entenda sobre gestão, vendas, marketing, processos e controle de governança. Um aprendizado que vem da prática, através de especializações e mentorias.


“É importante saber administrar o tempo de médico e de gestor. Futuramente, o médico de sucesso que vencerá a concorrência e acompanhará a transformação digital, será o que consegue gerir seu próprio negócio”, afirmou o médico. Entre outras ações a serem executadas, ele cita o monitoramento de indicadores, através de um sistema de informação gerencial, planejamento estratégico, planejamento orçamentário, marketing e relacionamento de qualidade. “conhecimento técnico é apenas obrigação, o diferencial é gerenciamento do negócio, que engloba desde a gestão de pessoas, financeiro indo até o marketing”.

Referência
Fernando Guanabara é sócio do Complexo Stimma. O espaço de mil metros quadrados, foi criado com a proposta de inovar o conceito de atendimento ao cliente, investindo em um acolhimento e acompanhamento de excelência. O complexo é, segundo Fernando Guanabara, um espaço de cuidados com “saúde, prevenção e bem estar unindo várias especialidades” e sempre prezando pela melhor experiência.