EDP é reconhecida como melhor empresa do setor de energia pelo anuário Época Negócios 360°
Companhia obteve destaque em cinco dos seis critérios avaliados pela pesquisa
A EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico brasileiro, foi reconhecida como melhor empresa do setor de energia pela 10ª edição do anuário Época Negócios 360º. A premiação selecionou as vencedoras de cada categoria com base na avaliação de seu desempenho em seis critérios – financeiro, governança corporativa, inovação, pessoas, sustentabilidade e visão de futuro.
O anuário é a mais abrangente pesquisa empresarial do Brasil e chegou à sua décima edição em 2021 e é realizada em parceria com a Fundação Dom Cabral. A companhia está entre as melhores em cinco das seis dimensões avaliadas, sendo considerada a melhor em governança corporativa dentro do setor de energia.
“O destaque da EDP como empresa campeã em seu segmento demonstra o reconhecimento de um modelo de negócio pautado pelos princípios do ESG e por nossa busca constante por inovação, gerando valor tanto para nossos clientes e investidores, quanto para a sociedade como um todo”, afirma João Marques da Cruz, CEO da EDP no Brasil.
Compromissos consolidados
A EDP anunciou um investimento recorde de R$ 10 bilhões no Brasil para o período de 2021 a 2025, com destaque para os segmentos de Distribuição, Geração Solar e Transmissão. A Companhia tem como algumas de suas prioridades no período conciliar eficiência aos valores da agenda ESG, fazer do cliente o foco de atuação através de uma proposta de valor que atenda as reais necessidades do consumidor e transformar o portfólio atual de Geração para uma maior relevância da energia solar, ampliando para 1 MWp a capacidade instalada ao final do período.
A EDP foi a primeira companhia do setor de energia na América Latina e de grande porte no Brasil a ter sua meta de redução de emissões de CO2 aprovada pela iniciativa internacional Science Based Targets (SBTi), que mobiliza empresas a assumirem compromissos de diminuição da liberação de gases relacionados ao efeito estufa de forma baseada na ciência.
Além disso, tornou-se a primeira empresa do setor elétrico a criar uma vice-presidência dedicada ao ESG. A Companhia tem na diversidade um tema central de sua estratégia e está entre as cinco empresas listadas na bolsa de valores do Brasil com maior número de mulheres no Conselho. Atualmente, a EDP possui 33% de mulheres nessa instância – o triplo da média nacional. Esse pioneirismo já havia sido reconhecido com o selo Women on Board, apoiado pela ONU Mulheres Brasil.
A EDP também é destaque na Inovação, sendo eleita pelo segundo ano consecutivo a empresa do setor elétrico mais engajada com o ecossistema de inovação aberta pelo ranking 100 Open Startups. Em 2020, foi considerada a empresa mais inovadora do setor no prêmio Valor Inovação Brasil, do jornal Valor Econômico.
Sobre a EDP no Brasil
Presente há mais de 20 anos no País, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. Com mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, a Companhia tem negócios em Geração, Transmissão, e Soluções em Serviços de Energia voltados ao mercado B2B, como geração solar, mobilidade elétrica e mercado livre de energia. Em Distribuição, atende cerca de 3,5 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo, além de ser a principal acionista da Celesc, em Santa Catarina. Foi eleita em 2020 a empresa mais inovadora do setor elétrico pelo ranking Valor Inovação, do jornal Valor Econômico, e é referência em ESG, figurando há 15 anos consecutivos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3.
Crédito da imagem: Divulgação/EDP