TV News

Em parceria com a Prefeitura, Unimed Fortaleza amplia projeto de postos guarda-vidas para a Beira Mar de Fortaleza

As obras tiveram início nesta segunda-feira (10) e a inauguração das duas primeiras unidades está prevista para o início de fevereiro, dentro da primeira etapa do projeto na região

Cuidar das pessoas sempre foi a principal missão da Unimed Fortaleza. Com essa premissa, a cooperativa segue investindo em projetos com o objetivo de trazer saúde e bem-estar a seus clientes e à sociedade. Em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, irá construir e inaugurar, até o final do primeiro semestre de 2022, quatro novos Postos de Guarda-Vidas na Beira Mar, garantindo a segurança e proteção dos banhistas que frequentam as praias da região.

Para a Unimed Fortaleza, a ampliação do projeto dos postos guarda-vidas, em 2022, vem como uma forma de reforçar a imagem da cooperativa como referência no cuidado com as pessoas, não somente no que diz respeito à saúde dos seus clientes dentro da cooperativa, mas também com iniciativas que valorizem a cidade e a preservação do meio ambiente e o bem-estar da comunidade.

“A iniciativa da ampliação do projeto dos postos guarda-vidas para a Praia de Iracema está diretamente alinhada com a missão, com os valores e com o posicionamento da Unimed Fortaleza, cujo ideal de todas as suas ações é sempre o bem-estar das pessoas.  O projeto faz parte de um planejamento da cooperativa de seguir investindo na segurança e bem-estar da comunidade, dentro e fora de nosso espaço físico, e fazemos questão de estar lado a lado com instituições de respeito e com grandes trabalhos de assistência social, como é o caso da Prefeitura de Fortaleza”, reforça o médico João Borges, diretor comercial da Unimed Fortaleza.

Com a parceria público-privada, será possível ampliar o trabalho de prevenção de ocorrências de afogamento na Praia de Iracema, bem como o trabalho de fornecimento de informações aos banhistas quanto aos riscos e procedimentos de segurança. Os novos equipamentos também vão oferecer melhores condições de trabalho para os profissionais da guarnição da Inspetoria de Salvamento Aquático (ISA) desempenharem suas atividades, ao mesmo tempo em que servirão como orientação ao público na faixa de areia, que poderá se guiar por meio do posicionamento das torres.

Para Mariana Matos, Gerente de Marketing e Comunicação da Unimed Fortaleza, o projeto dos postos guarda-vidas é mais uma iniciativa que reforça a importância da parceria entre o setor público e privado e de como ela pode trazer ganhos para a comunidade. “O propósito da marca é cuidar da saúde das pessoas não só com foco em tratar doenças, mas com uma cultura que investe na manutenção do bem-estar e promove qualidade de vida para as pessoas”, explica Mariana.

O prefeito de Fortaleza José Sarto destacou que a orla da avenida Beira Mar é um importante atrativo para fortalezenses e turistas e que a iniciativa vai contribuir com a segurança dos banhistas. “Com os novos postos, as equipes da Guarda Municipal terão melhores condições de atuação, com presença em mais pontos da orla, o que contribui para dar mais segurança a quem toma banho de mar na região. Agradeço a Unimed Fortaleza pela parceria, que beneficia fortalezenses e turistas”, enfatizou.

Para o secretário da Segurança Cidadã, coronel Eduardo Holanda, a parceria com a Unimed Fortaleza é de grande importância, pela colaboração entre iniciativa privada e poder público, no sentido de prestar um serviço de qualidade, tanto para o fortalezense, como para os turistas que visitam nossa cidade. “Sem dúvidas, a implementação desses novos postos de guarda-vidas vem para melhorar a qualidade do serviço prestado pela Inspetoria de Salvamento Aquático da nossa Guarda Municipal. São postos pensados e desenvolvidos tecnicamente para que os guardas tenham uma visão ampla da linha e do litoral, dando mais eficiência em seu trabalho e mais segurança para os banhistas que frequentam nossas praias da região da Beira Mar”, afirmou o secretário.

Em 2020, a Unimed Fortaleza já havia firmado parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio do Governo do Estado, inaugurando 11 novos postos guarda-vidas beneficiando a região da Praia do Futuro. Com a ampliação do projeto no primeiro semestre de 2022, a cooperativa acumula o total de 15 novos postos a serem entregues em Fortaleza, reforçando o projeto da parceria público-privada, que prevê a revitalização e ampliação de postos guarda-vidas em toda a orla da capital cearense.

Estrutura inovadora e sustentável

Os novos postos da Beira Mar, assim como os inaugurados na Praia do Futuro, terão um layout inspirado nas torres de guarda-vidas das praias de Miami Beach, na Flórida (EUA, idealizado com o objetivo de dialogar com a orla de Fortaleza. Com um design arrojado e estética moderna, os postos terão uma estrutura em formato triangular, possibilitando uma fácil identificação visual por parte dos frequentadores da praia e uma visão mais ampla por parte dos profissionais da Guarda Municipal, através da Inspetoria de Salvamento Aquático (ISA), permitindo um melhor monitoramento da área. A estrutura oferece abrigo do sol, vento e chuva, com melhor condição de trabalho e resposta mais eficiente nos salvamentos. Além disso, os postos estão sendo construídos com materiais sustentáveis, como a madeira e a telha ecológica, gerando baixo impacto ao meio ambiente.

Cronograma

As obras de montagem dos postos tiveram início nesta segunda-feira (10) e as entregas acontecerão em duas etapas, a primeira com a conclusão dos postos 5 e 6 – localizados entre o trecho que vai da Rua Carlos Vasconcelos até a tradicional Feirinha de Artesanato -, com previsão para o início de fevereiro. Posteriormente, será efetuada a entrega dos postos 3 e 4, complementando o projeto, que tem a finalidade de atender a área da orla fortalezense que vai desde a Praia dos Crushes até próximo ao Aterrinho da Praia de Iracema. A iniciativa é fruto da parceria entre a Unimed Fortaleza e a Prefeitura de Fortaleza, por meio da SESEC (Secretaria da Segurança Cidadã) e da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), por meio da Inspetoria de Salvamento Aquático (ISA).