TV News

Empreendedoras participantes da primeira turma da Trilha Florescer, da Somos Um, contam suas experiências no sétimo episódio do Pod Impactar

Capacitar e empoderar mulheres por meio da educação empreendedora é o propósito da Trilha Florescer, promovida pela Somos Um, negócio de impacto social comandado pela empresária Ticiana Rolim, em Fortaleza. Atualmente, em sua segunda edição, a Trilha acolhe 40 mulheres que são chefes de família e moradoras do Grande Bom Jardim, para ajudá-las a realizarem o sonho de montar ou estruturar melhor seus negócios. No ano passado, outras 23 mulheres e um homem que empreendia junto com a esposa, passaram pela jornada empreendedora proposta pela Trilha e, hoje, já colhem os frutos de seus aprendizados. Pouco mais de um ano depois da experiência, Adriany Nóbrega e Mairla Géssica, duas das alunas da turma de estreia da Trilha, contam sobre suas trajetórias antes e depois de conhecerem a iniciativa, no sétimo episódio do Pod Impactar, que já está disponível nos canais da Somos Um no Youtube e no Spotify.

Além dos conhecimentos sobre empreendedorismo, a Trilha Florescer também busca trabalhar a dimensão biopsicosocioespiritual das participantes, com uma visão integrada do ser humano, para que elas possam desenvolver o autoconhecimento e usá-lo a favor de seus negócios. Mesmo tendo escolhido o mesmo ramo para empreender, o da confeitaria, Mairla e Adriany se encontravam em estágios diferentes de suas vidas e de seus negócios quando conheceram o projeto. Enquanto Mairla buscava se reinventar numa nova área, após o nascimento de sua primeira filha, Adriany desejava consolidar um negócio já iniciado.

Rede de apoio

No meio do processo, elas tiveram de enfrentar ainda as dificuldades trazidas pela pandemia e se adaptar. Nesse momento, os mentores da Trilha e as demais participantes foram também rede de apoio para que não desistissem de continuar lutando por seus sonhos. “Só de saber que eu não estava sozinha e que na Trilha ia ter todo um apoio das flores e dos mentores, foi fundamental pra mim. No momento que eu precisava ser mais forte, essa ajuda foi fundamental para o meu crescimento pessoal e profissional. Sempre que falo da Trilha me emociono, porque não foi só um modelo de negócios. Foi toda uma reestruturação minha como pessoa, ser humano”, comenta Mairla, num trecho do episódio.

Para Adriany, o período, que parecia um fim, virou um novo começo. “Antes da trilha, eu tinha um negócio e queria crescer, mas não sabia como. Muitas vezes, a gente tem valores, potencialidades que não percebe, mas elas estão lá, como um diamante bruto, que precisa ser lapidado. Com a Trilha, abre-se um leque de possibilidades. Percebi que se eu queria ter um negócio estruturado, eu tinha que investir nisso e, principalmente, investir em conhecimento”, explica a empreendedora.

Adriany e Mairla narram como traçaram estratégias, com a ajuda da Trilha, para conseguirem firmar suas empresas, em meio à pandemia, e contam como conquistaram clientes fiéis no bairro, e já começaram a expandir suas vendas para além dele.

Para conferir os depoimentos das duas empreendedoras e seus exemplos de superação e resiliência nos negócios, bem como seus aprendizados durante a jornada da Trilha Florescer, basta assistir na íntegra ao sétimo episódio do Pod Impactar.

O Pod Impactar vai ao ar quinzenalmente e traz conteúdos e debates relevantes que fomentam a compreensão sobre o empreendedorismo social e incentivam a promoção de uma economia mais humanizada e uma sociedade menos desigual.

7ª Episódio Pod Impactar – podcast Somos Um

Canais: Youtube (https://m.youtube.com/channel/UCJUo1MlYZqtpxBur9tcn7oA)

Spotify: https://open.spotify.com/show/4NgRBEfAjHcxvHhD24lmdZ?si=DEZ2hG0QS_OaUJuM6IV67w&utm_source=copy-link)

Instagram (@somosumce)