TV News

Empregos, Turismo e atração de investidores com a chegada do Hard Rock Hotel

A chegada do Hard Rock Hotel Fortaleza na Praia de Lagoinha deve trazer avanço tecnológico e benefícios para a região.

O turismo é um importante segmento que movimenta a economia local no Ceará, gerando emprego e renda. E um dos lugares mais atrativos para os turistas no Estado, é a Praia de Lagoinha, no município de Paraipaba, a 97 quilômetros da Capital cearense.

O lugar irá receber um dos maiores empreendimentos turísticos do mundo, o Residence Club at the Hard Rock Hotel Fortaleza, o que já movimenta a região.

“A chegada do Hard Rock é um investimento âncora para o município, pois vai atrair outros investimentos, gerar emprego, movimentar a economia e o turismo, e desenvolver a região como um todo.

A expectativa é que outros comércios possam surgir e com isso muitas oportunidades. Além disso, o município está em parceria para realizar capacitações para que a mão de obra seja qualificada”, destaca a prefeita de Paraipaba, Ariana Aquino, que esteve em reunião nesta semana com parte da Direção da VCI SA, incorporadora da marca Hard Rock no Brasil.

É o que também destaca o CEO da VCI SA, Fábio Villas Bôas. “Nosso programa de incentivo social pretende criar um time de manutenção com pessoas da região, além de cursos de hotelaria, idiomas, entre outros. Pretendemos desenvolver também um programa de habitação popular, e a prefeitura também pode participar em forma de parceria.

É uma enorme oportunidade para o desenvolvimento de toda a região, especialmente para Lagoinha”, destaca Fábio, ao anunciar na reunião que a VCI pretende realizar um projeto social paralelo à construção do Hard Rock Hotel a partir do projeto do governo federal, Casa Verde e Amarela. Entre as ações, destacam-se também as parcerias para a fiscalização do meio ambiente e para reforço na campanha de vacinação no município, tendo em vista a doação de cinco motos elétricas.

“A Prefeitura nos apresentou essa necessidade e essa ação faz parte da nossa política de responsabilidade social. Temos paixão pelo meio ambiente e esse hotel é a prova disso. Todas as ações do empreendimento, desde a geração de energia ao tratamento de água e esgoto, possuem características de cuidado com a natureza”, ressalta Fábio Villas Bôas.

Para o secretário de Turismo, Cultura e Meio Ambiente do município de Paraipaba, Everton de Azevedo, o impacto positivo da chegada do empreendimento na região é incalculável. “A inauguração do hotel será extremamente positiva.

Sem dúvidas, irá atrair grande quantidade de turistas. E com a atração de mais turistas, vai gerar consideravelmente maior movimento, mais emprego e mais renda. O impacto será direto no Produto Interno Bruto local, com aumento da concorrência e, consequentemente, da qualidade dos serviços”, considera.

Álvaro Carvalho, conselheiro Regional de Economia do Ceará (Corecon-CE) e mestre em turismo, concorda. Para ele, a chegada de um empreendimento como o Hard Rock Hotel nesta região, certamente deverá valorizar a comunidade local e as pessoas que moram na cidade, com geração de emprego e oportunidade de novos negócios. “Para uma cidade como Paraipaba, isso é um divisor de águas”, destaca.

O economista avalia que “empreendimentos desse porte geram crescimento e desenvolvimento econômico, aliado a melhorias como saneamento básico, segurança, incentivo à educação e promoção da saúde. Nesse contexto, o desenvolvimento também deve estar atrelado e observar as questões socioambientais, uma vez que o local é repleto de belezas naturais que precisam ser preservadas”, avalia. Villas Boas destaca que o Save the Planet (Salve o Planeta) é um dos valores da marca que demonstra a importância da preservação dos recursos naturais e da sustentabilidade do ambiente.

Cresce interesse de empresas de telefonia por Lagoinha

A chegada do empreendimento Hard Rock Hotel impactará diretamente o serviço de telecomunicação da região de Paraipaba, especialmente Lagoinha, que já recebeu fibra óptica para contemplar a tecnologia do 5G. É o que avalia o conselheiro da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), Vicente Aquino. “Temos um projeto avançado de tecnologia e aqui em Paraipaba não será diferente, pois a situação está mais avançada que em outros locais em razão da chegada do empreendimento, que movimenta não só a economia do município, mas a esperança das pessoas.

Tanto é que algumas empresas de telefonia já se interessaram pela região. Temos fibra óptica em toda zona rural e urbana em Paraipaba para receber o 5G, situação potencializada pela chegada do Hard Rock. É a única cidade da América Latina em que a zona rural está preparada para receber essa tecnologia”, conclui Vicente.

Foto em Destaque na Capa:

Da esquerda para a direita:
Wagner Vasconcelos, senior vice-presidente de operações
Helcio Asche, senior vice-presidente de engenharia e projetos
Ariana Aquino, prefeita de Paraipaba
Vicente Aquino, conselheiro da Anatel
Fábio Villas Bôas, CEO da VCI SA