Moda

Empresária cearense cria curso para produção de coleções de moda e transforma realidade de alunos

Costureiras e produtores de moda de baixa renda saem da falta de recursos para faturar mais de 4 salários mínimos por mês

Ao longo de 20 anos atuando no mercado da moda, Karine Façanha presenciou de perto como informação e um bom planejamento transformam a realidade de um negócio. Estilista, publicitária, com especialização em marketing e mestrado em administração, Karine foi aprimorando suas habilidades e preparando um formato de negócio que transformasse a realidade das pessoas que trabalham na base da produção de moda. Um público carente de oportunidades, mas com um poder de transformação impressionante, os produtores independentes de confecção, comumente chamados de facções. Trabalhadores da economia informal, em sua maioria mulheres, que costuram por encomenda para marcas de roupas e até mesmo para o público final com peças avulsas. Em sua pesquisa de mercado, Karine percebeu que estas costureiras ficam “presas” nessa produção espaçada e não faturam o suficiente para crescer e desenvolver seus negócios. Um método de produção onde precisam manter uma produção intensa com o mínimo de lucro. Percebendo essa realidade, Karine desenvolveu um curso onde ela traz a possibilidade de qualquer pessoa, que se interesse por moda, consiga montar um negócio na área e vender coleções de roupas. Assim surgiu o: Gps da Coleção.

O método criado em 2020 foi personalizado para o momento em que as pessoas precisavam ter alternativas digitais para se desenvolver, por isso pode ser cursado por quem tiver acesso a um aparelho conectado à internet. “Qualquer pessoa que aplique corretamente os quatro fundamentos do método: planejamento, criação de peças, precificação e as estratégias de venda; vai conseguir faturar mais de 4 salários mínimos por mês com as suas próprias criações de moda. Tudo isso, partindo da organização do seu espaço, dos materiais e utilizando o que já tem”, afirma Karine, criadora do método. O curso vai além de explicar como montar coleções, também trabalha conceitos de marketing, divulgação e venda das peças.

Em suas aulas Karine explica com muito bom humor e leveza a escolha das tendências, tecidos, modelagens, peças pilotos e até a forma como devem ser apresentadas as coleções para os clientes. Desde sua criação o curso se tornou um sucesso e é acompanhado atualmente por cerca de 43 mil inscritos nas redes sociais de Karine Façanha, além de já ter sido adquirido por mais 900 alunos das mais diversas cidades do Brasil e várias do mundo como: Argentina, Portugal, Estados Unidos, Canadá, Alemanha e Reino Unido. “São muitos casos de sucesso e superação. Algumas não tinham clientes como a Solange Arantes, outras tinham estoques imensos de tecidos sem utilizar como Patrícia Silva, mulheres que começaram com 200 reais ou até menos como Ana Cláudia Mota, mas que aprenderam com o GPS da Coleção e conseguiram ter suas marcas reconhecidas e viver de moda”, confirma Karine Façanha.

Serviço: GPS da Coleção karinefacanha.com.br @karinefacanha