Envelhecimento e morte: A importância da abordagem da temática para a qualidade de vida de idosos
Quando abordamos o assunto “morte” logo nos é remetido uma ampla gama de emoções, como tristeza, raiva, culpa, solidão e medo. Na velhice, esses sentimentos podem se aflorar tornando o processo mais doloroso.
Segundo a psicanalista Natália Pinto, o ato de discutir a morte na terceira idade é extremamente necessário devido a qualidade de vida do idoso. De acordo com uma pesquisa realizada por uma aluna do Instituto de Psicologia da USP com idosos com mais de 80 anos, foi constatado que ignorar a morte ou transformá-la em um tabu traz o sentimento de despreparo e sofrimento durante o processo de envelhecimento
“Quando discutimos a morte de forma leve e preparada, conseguimos transformar o modo de agir de idosos, tornando o processo mais agradável” explica.
A psicanalista ressalta que o assunto “morte” deve ser desmistificado, tornando a vida de idosos mais simples, além da criação de novas memórias para quem vai e quem fica. “Tornar o processo da finitude mais simples é um grande desafio atualmente, no entanto, devemos propagar o assunto sem deixar de lado a qualidade de vida dos idosos” , comenta, “Diante disso, o estudo é necessário para disseminar a temática, abrangendo não somente os pesquisadores mas também novos públicos” finaliza.
Pensando nisso, acontecerá neste sábado, dia 13 de janeiro, a abertura de mais um módulo de formação em Tanatologia promovido pelo Clube Tanato, maior espaço de estudo sobre tanatologia em Fortaleza. A aula será ministrada pela psicóloga e professora Gláucia Tavares, com a temática “Morte e Desenvolvimento: maturidade e velhice”. Serão abordados os conceitos envolvidos na tanatologia, visando o conceito de envelhecer e a busca da maturidade e progresso do desenvolvimento da morte.
As aulas vão acontecer de forma online, ao vivo e ficarão gravadas e disponíveis para os alunos assistirem novamente, além da possibilidade do estudo com o material avulso. A psicanalista Natália Pinto, enfatiza que os estudos se baseiam na troca de experiências entre os profissionais e os participantes. “É uma interação propositiva e analítica”, finaliza.
Saiba mais sobre o Clube:
Há pouco mais de dois anos, o Clube Tanato, braço social da Rede Memorial Fortaleza, estuda o luto de uma forma até então pouco explorada. Munido de uma equipe de profissionais qualificados e especialistas na temática, o Clube de estudo analisa as questões inerentes à morte, o processo de morrer e o luto de uma forma desmistificada, traz luz a uma tema sensível, mas que precisa ser abordado de forma humanizada.
Formação em Tanatologia
Data: 13 de janeiro de 2024
Hora: Manhã – 9h às 12h e Tarde – 13 às 16h
Local: online
Inscrições e mais informações:
Link para cadastro – https://docs.google.com/forms/d/1RfNJ3zp2fRGQsy9wiGb-xEF8DKM09lI_JXWUYzWKjtQ/viewform?edit_requested=true&fbzx=-218247553373854852
Valor do investimento: – Matrícula: R$100 – Mensalidade: R$200
Assessoria de Imprensa do Clube Tanato
Jornalista: Mônika Vieira
Contatos: (85) 987792007 / contato@inspiracomunicacao.com.br