TV News

Escola cearense alcança 1º lugar geral do Brasil em seletiva para Olimpíadas Internacionais de Física

O Torneio Brasileiro de Física, realizado neste mês de abril, é classificatório para as principais competições de Física do mundo

Três alunos do Colégio Christus alcançaram resultados expressivos no Torneio Brasileiro de Física (TBF 2022) e nas seletivas finais das Olimpíadas Internacionais de Física (IPhO 2022), realizadas neste mês de abril. A competição deu a melhor classificação do Brasil à escola com o 1º lugar geral do Brasil, obtido pelo aluno Matheus Felipe, aluno Christus desde o Infantil 2. Os títulos garantem a participação dos alunos em quatro competições internacionais de Física, com sedes em quatro países. As seletivas foram feitas pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) e elegem, de acordo com a classificação no torneio nacional, as equipes que representarão o país nas Olimpíadas Internacionais de Física, que devem ocorrer ainda em 2022.

O 1º lugar geral na seletiva de Matheus Felipe rendeu a ele a classificação para as Olimpíadas Internacionais de Física (IPhO), a ocorrer na Suíça, e para a Olimpíada Asiática de Física (APhO), marcada para se realizar na Índia. O aluno José Alberto conquistou o 3º lugar e também se classificou para a IPhO e APhO. Já o aluno Natan Malveira ficou em 10º lugar, e participará da Olimpíada Europeia de Física (EuPhO), na Eslovênia

Para Danúbio Portugal, coordenador do Núcleo Olímpico da escola, “essas conquistas reforçam o quanto a educação Christus evolui junto com o aluno. Matheus, José Alberto e Natan estudam no colégio desde a Educação Infantil, e mostram, com esses resultados, o quanto sua dedicação e comprometimento com os estudos geram frutos”.

Além do apoio dos professores e familiares, os alunos creditam as conquistas ao fato de gostarem da disciplina. “Participar das turmas de Olimpíada é uma forma de aprofundar o nosso conhecimento na matéria que mais nos agrada. E conseguir bons resultados a partir de algo que se gosta é muito satisfatório”, afirma Matheus Felipe.