Estácio Ceará estimula cuidados com a saúde mental durante ação em shopping

Em alusão ao Setembro Amarelo, professores e acadêmicos de Psicologia oferecem orientação à população

O cenário pandêmico alterou – e afetou – a vida de cada cidadão, impactando diretamente na saúde mental. A comprovação disso está nos estudos. De acordo com uma pesquisa do Fórum Econômico Mundial, realizada pelo Instituto Ipsos, já em 2021, 53% dos brasileiros confessaram que a saúde emocional e mental piorou em pequenas ou grandes proporções nos últimos 12 meses. A Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) apontou, em outra pesquisa, o crescimento de 50% nos quadros depressivos.

Estimulado pela evidência do assunto, o Centro Universitário Estácio do Ceará realiza no North Shopping Jóquei, ação em alusão ao Setembro Amarelo, até o próximo sábado (18).

A ação, que acontece das 13h às 20h, conta com entrega de laços e panfletos de orientação aos consumidores e lojistas, atendimento de escuta breve e acolhimento, com orientações para serviços específicos, além do encaminhamento dos interessados para atendimento nos serviços da Clínica Escola de Psicologia da Estácio. As orientações serão realizadas pelos acadêmicos do curso de Psicologia da Estácio do Ceará, com a supervisão de professores.

Atenção e cuidados

O panorama recheado de incertezas, sobrecarga no trabalho e pressão no dia a dia, são alguns dos fatores que mais têm impactado na saúde mental do cearense, causando o aumento de situações envolvendo ansiedade, depressão e reforçando a importância de procurar ajuda.

“O acompanhamento psicoterapêutico é essencial para a melhora rápida da condição e não agravamento dos sintomas. É importante que a pessoa sempre faça a auto-observação do seu estado emocional, e quando essa verificar que seus comportamentos/emoções estão diferentes e de forma negativa, é preciso buscar ajuda”, explica Beatriz Ceccato, psicóloga e pró-reitora de graduação da Estácio.