TV News

Fazer o descarte correto do óleo de cozinha evita prejuízos ao condomínio e ao meio ambiente

O óleo de cozinha pode ser um dos maiores vilões em condomínios. Isso porque o descarte incorreto é extremamente prejudicial ao meio ambiente e também para as despesas, já que causa diversos transtornos dentro das tubulações dos edifícios.
Além do entupimento dos canos das casas e prédios, o óleo, que muitas vezes é jogado na pia da cozinha, também prejudica o escoamento para as estações de tratamento, o que pode levar ao refluxo do esgoto. Isso gera custos de manutenção e torna necessário o uso de químicos poluentes para desobstruir o encanamento.

Somente no ano passado, o consumo de óleo comestível no Brasil foi de cerca de 3,8 bilhões de litros, de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove). O IBGE calcula que, se 25% desse volume virasse resíduo, 950 milhões de litros poderiam ter sido coletados e reaproveitados em 2021, servindo de matéria prima para tintas, verniz, ração para animais ou até biodiesel.

“Fazer o descarte correto do óleo de cozinha é uma missão importantíssima e bem mais simples do que parece. Além disso, a implementação em condomínios é fácil, basta reservar uma área para guardar esse óleo e selecionar uma empresa que retire esse material”, afirma o presidente da Associação das Administradoras de Condomínios do Estado do Ceará (Adconce), Marcus Melo.

Ainda de acordo com ele, além de conscientizar os moradores, é válido montar no condomínio uma comissão de sustentabilidade que possa alinhar projetos como coleta seletiva, descarte de óleo, uso da água, economia de energia, entre outros.

“O síndico não precisa aprovar em assembleia a coleta seletiva do óleo, mas é interessante aproveitar um encontro do tipo para iniciar a campanha de conscientização sobre o assunto”, finaliza Marcus Melo.

Como fazer o descarte correto

Para descartar o óleo usado na cozinha é preciso esperar que o mesmo esfrie para, então, colocá-lo, com a ajuda de um funil, em uma garrafa PET.

Quando ela estiver cheia, o morador deve ser orientado a destinar a garrafa no local estipulado pelo condomínio como ponto de coleta. Atualmente, há diversas entidades que fazem o trabalho de retirada do óleo de cozinha no local.

Sobre a Adconce

Em abril de 2014, nasce a ADCONCE – Associação das Administradoras de Condomínios do Estado do Ceará. Essa organização surgiu da necessidade de assistir as empresas do ramo, de forma que o setor se desenvolvesse com profissionalismo, compromisso ético e qualidade. A Associação é peça estratégica para profissionalizar um segmento que tem importância na economia e no cotidiano de milhares de