TV News

FORTALEZAS: Seminário reflete cidade plural a partir da fotografia

Coletivo Sol para Mulheres promove, nos dias 27, 28 e 29 de Fevereiro, o seminário online “FORTALEZAS”. Em diálogo, artistas e pesquisadores refletem sobre a cidade e convidam o público a habitar imagens. Evento gratuito e aberto.

SEMINARIO FORTALEZAS LiviaCarneiro – catedral.jpg

A fotografia vem produzindo um extenso arquivo iconográfico da vida na urbe a partir do interesse de gerações de artistas e pesquisadores em experimentar paisagens e cotidianos. De 27 a 29 de Fevereiro, o seminário “FORTALEZAS” vai reverberar diferentes percepções sobre a cidade no contexto do espaço urbano, a partir das relações com as imagens e com o imaginário de seus habitantes.

Ao longo de três encontros online, abertos e gratuitos, sempre a partir das 19h, o Seminário aproximará reflexões teóricas e produção artística. Fotógrafas integrantes do Sol para Mulheres e palestrantes convidadas provocam o público a (re)conhecer a paisagem multifacetada de Fortaleza, apropriada, consumida, vivida e sentida de formas diversas. O evento será transmitido no YouTube da Imagem Brasil Galeria e contará com intérprete de Libras.

“FORTALEZAS”

O Seminário integra o Projeto “FORTALEZAS”, apoiado pelo IX Edital das Artes de Fortaleza e Secretaria da Cultura de Fortaleza (SECULTFOR). A iniciativa ganha força a partir das perguntas: quantas Fortalezas cabem nesta cidade? Quantas Fortalezas florescem dentro de nós? O resultado é a produção artística e coletiva de uma série de imagens e textos. Para isso, as mulheres do Sol são desafiadas a criar uma proposta visual e produzir artesanalmente três cadernos com as temáticas: a cidade e seus símbolos; a cidade e suas memórias; a cidade e seus desejos. Até maio deste ano, acontecem duas outras etapas do Projeto: a produção de um vídeo apresentando “FORTALEZAS” e os cadernos criados; além da realização de uma vivência fotográfica gratuita com jovens do Bom Jardim, ministrada pelas artistas do Coletivo, com a temática “Viver Fortaleza”.

CURADORIA

A preparação dos cadernos está entrelaçada às vivências fotográficas que serão realizadas de acordo com as singularidades e anseios de cada fotógrafa e artista visual. Em um processo curatorial colaborativo para a elaboração dos produtos, o grupo conta com o apoio da Maíra Gamarra, renomada pesquisadora, curadora, editora e produtora cultural no campo das artes.

DIFERENTES OLHARES

A curadora Maíra Gamarra vai abrir o seminário na próxima terça, 27, às 19h. Durante o bate-papo, ao lado da coordenadora do Projeto Patrícia Veloso e de fotógrafas integrantes do Sol, Maíra Gamarra deve discutir a perspectiva da imagem na construção do imaginário urbano.

No dia 28 (quarta-feira), a antropóloga, professora e pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Glória Diógenes, trará uma proposição mais sociológica sobre o assunto. Encerrando o seminário “FORTALEZAS”, no dia 29 de Fevereiro (quinta-feira), a artista visual e fotógrafa Waléria Américo vai mostrar a própria produção em diálogo com outros artistas a partir da Geografia Urbana.

SOL PARA MULHERES
O Programa “Sol para Mulheres” reafirma o compromisso da Imagem Brasil Galeria em valorizar e divulgar o trabalho de produtoras de imagem no Ceará, incentivando a criação artística e o compartilhar de conhecimentos. Iniciado em agosto de 2019, no Dia Mundial da Fotografia, o Programa conta atualmente com a participação ativa de 60 mulheres e pode ser acompanhado também nas ações promovidas pelas redes sociais. A iniciativa visa a criação e formação livre para que a produção de mulheres fotógrafas cearenses se consolide para além de qualquer limite.

IMAGEM BRASIL GALERIA
A Imagem Brasil Galeria é um espaço dedicado à Fotografia com proposta voltada para a difusão, circulação e reflexão teórico-prática em interação com outras linguagens. Desde novembro de 2014, vem oferecendo programação diversificada na busca de proporcionar novas experiências, tanto pelas ações que promove, como pela rede de parceiros que agrega. Considera fundamental exercer o papel social de um verdadeiro centro de artes, com foco não só na fruição, mas também incentivando o pensamento, a leitura crítica e a experimentação. Fotógrafos/as brasileiros/as e estrangeiros/as, artistas visuais, performers e ensaístas expõem seus trabalhos e projetos num ambiente voltado para a criatividade. Nas atividades de formação, temáticas, muitas vezes restritas ao ambiente da academia, são discutidas em linguagem acessível, ministradas por doutores/as, mestres/as, pesquisadores/as, curadores/as e profissionais de variados segmentos que trazem para o centro das discussões questões relacionadas às práticas artísticas e à contemporaneidade. A Galeria está equipada com salas para exposições e auditório, no qual se realizam atividades de formação e residências artísticas. Nesses espaços, são organizadas mostras, projeções, performances, bazares, cursos, palestras, seminários, workshops e grupos de estudos para a troca de conhecimentos na fotografia, no cinema, na música, na literatura e em linguagens afins. Em sua estrutura dispõe ainda de ambiente para impressões fine-art e estúdio/ateliê de múltiplas funções de caráter laboratorial.

Sobre as participantes do Seminário “FORTALEZAS”:
Maíra Gamarra – Curadora, editora, produtora cultural e pesquisadora de fotografia

Bacharel em comunicação social/fotografia e Mestre em estudos Latino-Americanos (UNILA/PR), Maíra é criadora e curadora do Mira Latina, laboratório dedicado à fotografia latinoamericana e da Residência Mira Latina. Professora no MBA Cultura Visual: Fotografia & Arte Latino-Americana (UNICAP/PE) e na Pós-graduação Fotografia e Arte (Senac/SP), a curadora é membro do Conselho Consultivo do POY Latam e da diretoria da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil.

Glória Diógenes – antropóloga, professora e pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduada em sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre e Doutora em sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), fez pós-doutorado no Instituto de Ciências Sociais (ICS), na Universidade de Lisboa. Líder do Diretório de Pesquisa do CNPQ sobre juventudes. Professora do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará-UFC, pesquisadora do CNPQ, Coordenadora do Laboratório das Artes e das Juventudes-LAJUS da UFC. Membro fundadora da Rede Lusófona Todas as Artes, Todos os Nomes. Sócia efetiva do Instituto Histórico e Geográfico do Ceará.

Waléria Américo – artista visual e fotógrafa

Artista visual e professora de artes na Universidade da Amazônia – UNAMA. Doutoranda em artes do programa de pós-graduação da Universidade Federal do Pará, Mestre em arte multimídia – performance & instalação pela Universidade de Lisboa com Especialização em audiovisual e meios eletrônicos pela Universidade Federal do Ceará e Graduada em artes visuais pela Faculdade da Grande Fortaleza. Suas pesquisas artísticas põem em tensão questões que permeiam o corpo e o entorno, a arquitetura e a paisagem. Trabalha majoritariamente com registros fotográficos ou em vídeo. Expôs trabalhos em mais de 14 exposições, além de curadorias.

PROGRAMAÇÃO

Seminário online “FORTALEZAS”

Abertura – Maíra Gamarra

Data: 27 de fevereiro de 2024 – terça-feira
Horário: 19h às 20h

Link de Acesso: (1333) Seminário Fortalezas – 27/02/24 com Maíra Gamarra – YouTube

Segundo Encontro – Glória Diógenes

Data: 28 de fevereiro de 2024 – quarta-feira
Horário: 19h às 20h

Link de Acesso: Seminário Fortalezas – 28/02/24 com Glória Diógenes – YouTube

Encerramento – Waléria Américo
Data: 29 de fevereiro de 2024 – quinta-feira
Horário: 19h às 20h

Link de Acesso: (1333) Seminário Fortalezas – 29/02/24 com Waléria Américo – YouTube

SERVIÇO:
Seminário online “FORTALEZAS”
Data: 27 a 29 de Fevereiro de 2024 (vide programação acima)

Local: Canal YouTube da Imagem Brasil Galeria
Horário: 19h às 20h

Evento aberto ao público e gratuito, com a presença de intérprete de Libras

Para mais informações:

Patricia Veloso – coordenação do projeto

(85) 98878-7021 – wpp