TV News

Instituto Cuca recebe seletiva de K-pop para o Sana, em Fortaleza

Maior edição da etapa eliminatória no Ceará, que está com inscrições encerradas, acontece neste sábado (19), das 14 às 18 horas, no teatro do Cuca Mondubim
O Instituto Cuca estará recebendo a seletiva para o Sana K-Pop, dedicado exclusivamente à cultura pop coreana – cuja programação envolve competições de dança, karaokê coreano, desfiles de figurino e batalha de vídeos editados e mixados pelos fãs. A etapa eliminatória, que está com inscrições encerradas, acontece neste sábado, dia 19 de fevereiro, das 14 às 18 horas, no teatro do Cuca Mondubim. A seletiva não será aberta ao público.

De acordo com o coordenador geral do Sana, Thales Wylmar, a modalidade K-pop Dance virou febre mundialmente, desde de 2009, “e, até hoje, o Brasil é o segundo País que mais consome a cultura sul coreano do mundo, ficando atrás, obviamente, apenas da Coreia do Sul”. Os participantes que estão na competição de eliminatória tiveram que passar por um edital de inscrição onde permitiam competidores acima de 15 anos. “Com isso nosso público é formado por uma categoria de jovens dançarinos”, ressalta Thales.

O coordenador destaca, ainda, que “essa edição de eliminatória está sendo realizada como a maior edição de eliminatória do Ceará para o evento do Sana”. A seletiva Kpop é um concurso de eliminatória onde passarão oito grupos para a etapa final que será realizado no Sana 2022, nos próximos dias 9 e 10 de abril, contemplando sua 20° edição presencial na capital cearense.

O Sana no Cuca é uma parceria que promete trazer bons frutos para as juventudes da cidade. O Instituto Cuca, em colaboração com a Fundação Cultural Nipônica Brasileira, está buscando o fomento da prática sociocultural, promovendo a cultura oriental entre os jovens da periferia. A ideia é viabilizar e executar programas e projetos que visem a integração cultural – por um conjunto de ações nas áreas de economia criativa, produção de eventos, educação para o desenvolvimento profissional, qualificação profissional e inserção de jovens no mercado de trabalho -, promovendo, em múltiplos espaços, troca de experiências com acessibilidade entre diferentes núcleos da comunidade

Sobre o Sana

O Sana é um tradicional evento realizado anualmente pela Fundação Cultural Nipônica Brasileira que reúne fãs de anime, mangá, tokusatsu, games, cultura geek, em geral, bem como artistas e ícones do gênero em uma convenção realizada na cidade de Fortaleza, Ceará. O evento é um dos maiores do Brasil no seu gênero.

Por sua variedade e quantidade de atrações, o SANA passou a ser um dos acontecimentos turísticos mais importantes do ano no Ceará, sendo que cerca de 30% do público do evento, vem de outros estados nordestinos. Em 2022, a 20ª edição do evento (Sana Reencontro) será realizado em abril, no Centro de Eventos do Ceará.

Sobre o Instituto Cuca

O Instituto Cuca é uma organização sem fins lucrativos que faz a gestão dos equipamentos da Rede Cuca. Os CUCAs (Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte), estão estrategicamente localizados em áreas periféricas da cidade e com políticas públicas de juventude comprovadamente vencedoras. Ao todo, são cinco equipamentos públicos construídos pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, localizados nos bairros Barra do Ceará, Jangurussu, Mondubim, José Walter e Pici – áreas consideradas de grande vulnerabilidade social e econômica.

Os equipamentos constituem-se estrategicamente como uma rede de proteção social e de oportunidades, que possibilita à comunidade – crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos – a promoção e o acesso às ações institucionais, formação em diversas áreas, políticas públicas a ela direcionada, e a sensibilização em relação às suas corresponsabilidades sociais. Em todos os Cucas, as ações são gratuitas, e mensalmente são disponibilizados cursos de formação e esportes, atividades de difusão cultural abertas ao público de todas as idades.

Nos Cucas são ofertados, gratuitamente, cerca de 40 cursos de formação, 30 modalidades esportivas, programação cultural, produções na área de comunicação, promoção e garantia de direitos humanos e a realização de festivais, mostras e exposições, além de ações na área de trabalho e empregabilidade com atendimento prioritário para a juventude classificada na faixa etária de 15 à 29 anos.

A Rede Cuca também conta com cinco bibliotecas, que possuem acervo literário com mais de 15 mil livros, cinco teatros com capacidade para 180 a 240 pessoas, estúdios de rádio, televisão, música e fotografia. E, todos os meses, nos quatro equipamentos em funcionamento, o atendimento é de mais de 10 mil pessoas, entre jovens e comunidade em geral. A perspectiva é gerar oportunidades de desenvolvimento integral, além de parcerias públicas e privadas que incentivem a juventude da periferia em situação de risco, vulnerabilidade social e econômica a descobrir e vivenciar seus talentos, discutir e usufruir dos seus direitos e deveres e exercitar, no dia a dia, a invenção de novas sociabilidades, sustentabilidades e formas de ser e estar no mundo.