Instituto Nordeste Cidadania (Inec) promove aulas virtuais para alunos do Prosseguir

Os alunos das cidades de Maracanaú, Itapiúna, Jaguaretama, Solonópole, Milagres e Meruoca assistem às aulas virtuais com conteúdos programáticos de vestibulares e concursos

Educação a distância, também conhecida pela sigla EaD, é uma modalidade de ensino em que professores e alunos não precisam estar fisicamente no mesmo ambiente e ao mesmo tempo para que ocorra a aprendizagem. Devido à pandemia da covid-19, os alunos das turmas do cursinho pré-vestibular Prosseguir, do Instituto Nordeste Cidadania (Inec), nas cidades de Maracanaú, Itapiúna, Jaguaretama, Solonópole, Milagres e Meruoca, no Ceará, passaram a assistir às aulas virtuais com conteúdos programáticos de vestibulares e concursos e ainda participam de assessorias para orientação profissional e construção de projeto de vida.


As aulas estão sendo realizadas de segunda a sexta-feira, com duração de duas horas diárias, utilizando a ferramenta Google Meet. José Leones, aluno do Prosseguir da cidade de Solonópole, revela que estudar nunca foi algo fácil para ele, uma atividade que exige concentração e foco. “O Projeto Prosseguir veio justamente atender às minhas necessidades e oferecer a oportunidade de me concentrar durante certo momento do meu dia e estudar. Mesmo as aulas sendo remotas, tenho a liberdade para interagir sobre o conteúdo, através do chat e das videoconferências feitas pelo Inec. Estou bastante satisfeito em assistir às aulas e espero colaborar ao máximo para que os nossos objetivos em comum sejam alcançados e que eu chegue confiante e preparado para o vestibular”, diz Leones.


De acordo com a diretora Administrativa Socioambiental do Inec, Helda Pereira, a satisfação em ver os alunos do Prosseguir engajados e entusiasmados durante as aulas virtuais é a recompensa do longo planejamento feito por várias mãos do Instituto. “O Prosseguir saiu das aulas presenciais e entrou na casa de todos os alunos de forma virtual. Será assim até dezembro. Isso foi um grande desafio para a nossa equipe nos diversos territórios beneficiados. Ainda estamos buscando melhorar o acesso à internet e a dispositivos eletrônicos pelos alunos pois, em alguns casos, são duas ou mais pessoas, entre irmãos, primos ou amigos, usando o mesmo celular, com internet às vezes instável, para assistir às aulas. Mas temos consciência da importância do aprendizado e, por isso, estamos juntos nessa iniciativa, que está sendo muito bem aceita por todos os envolvidos”, completa.


A pandemia mudou a rotina de muitos estudantes e não foi diferente para Bianca Silva, também do Prosseguir de Solonópole. “Está sendo muito difícil para nós, estudantes, que estamos na luta em busca do sonho de ser aprovado em uma instituição de ensino superior. A experiência está sendo bem desafiadora. Porém, por mais complicado que esteja sendo esse período, pois tudo isso tem impactado diretamente em nossa saúde mental, tento continuar com o mesmo ritmo de estudos e imaginando cursar uma faculdade. Os professores enviam semanalmente as atividades e os links das aulas com os assuntos para assistirmos no Youtube. É preciso que cada um faça a sua parte e que o aluno tenha disciplina e maturidade para buscar novas vertentes de aprendizado. Quando a oportunidade de fazer parte do cursinho Prosseguir apareceu em minha vida, não pensei duas vezes. Foi a melhor escolha que fiz para o meu aprendizado. As aulas remotas estão sendo bastante produtivas e sou extremamente grata e feliz por fazer parte desse projeto incrível”, conta Bianca.


A aluna Vitória Maria, do Prosseguir de Maracanaú, cita o economista britânico Arthur Lewis para falar da importância dos estudos em todos os momentos: educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido. “Assim como vários vestibulandos em isolamento descobri coisas que jamais entenderia, tornando-me uma autodidata. O Projeto Prosseguir nos ajuda diariamente com os desafios e os professores nos ensinam de forma descomplicada e prática todos os conteúdos programáticos. A pandemia nos trouxe muitos contratempos, mas, todos os dias, vencemos um ou até mais desafios, e esse projeto é de uma imensidão quase inexplicável aos vestibulandos deste ano. Só temos a agradecer aos coordenadores e responsáveis pelo Prosseguir por nos proporcionarem horas incansáveis de estudos para seguirmos tentando alcançar nossos sonhos”, conclui Vitória.

Sobre o Inec

Fundado em 1993, o Instituto Nordeste Cidadania (Inec) é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que tem como foco principal o desenvolvimento sustentável de comunidades na região Nordeste do Brasil. Atua por meio de programas de microfinanças e socioambientais nas áreas cultural, de tecnologia e desenvolvimento comunitário, atendendo crianças, jovens e adultos. É parceiro do Banco do Nordeste na operacionalização dos programas Crediamigo e Agroamigo. É a maior operadora de microcrédito da América Latina. Saiba mais em www.inec.org.br.