Live com médica infectologista tira dúvidas da população sobre as vacinas da covid-19

Desde o surgimento da pandemia de Covid-19, no fim de 2019, cientistas de todo o mundo deram início a pesquisas para o combate da doença. No fim de 2020, uma boa notícia chegou aos noticiários: várias vacinas se mostraram eficazes na imunização de pessoas contra o Sars-CoV-2.

É com a temática que o Emilio Ribas Medicina Diagnóstica promove no dia 25 de fevereiro, às 19h, uma live aberta ao público, no YouTube do Emilio Ribas, para uma conversa e tira-dúvidas sobre vacinas, inclusive as disponíveis contra Covid-19, com a Dra. Carolina Lázari, médica infectologista e pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP). 

As vacinas são as formas mais efetivas de combate a doenças transmissíveis, principalmente quando falamos da prevenção de contágio em larga escala por vírus e bactérias. A vacinação funciona como uma proteção coletiva, pois, quanto maior o número de pessoas protegidas, menor será a chance de a doença voltar a circular na sociedade, além de ser a estratégia com melhor custo-benefício para a saúde pública.

Ao longo da história, as vacinas foram fundamentais na redução de incidência de doenças como pólio, hepatite, sarampo e tétano. Esses imunizantes ativam o sistema imunológico ensinando o organismo a reconhecer e combater os vírus e as bactérias em futuras infecções.

“O Brasil tem uma tradição de vacinação muito bem estabelecida ao longo de décadas, e a população precisa entender como o SUS funciona, que ele é um sistema muito bem organizado. Na live, vamos desmistificar esse medo e tirar dúvidas do público em relação à vacinação como um todo, principalmente em relação à da Covid-19. Vamos explicar a diferença entre as vacinas, falar de possíveis reações e da importância delas”, reforça a Dra. Carolina. 

No Brasil, o Ministério da Saúde criou o Programa Nacional de Imunizações (PNI), que é o responsável pelo calendário de vacinação e é considerado um dos melhores programas de imunização do mundo.

Dra. Carolina Lázari (CRM-SP: 111.012 | RQE: 47.106) é médica infectologista, com Residência Médica pela Faculdade de Medicina da USP. É assessora de análises clínicas em Infectologia do Grupo Fleury e médica chefe da Seção de Biologia Molecular da Divisão de Laboratório Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

SERVIÇO
Live: Vacinas: Tudo o que você precisa saber
Data: 25/2/2021
Hora: 19h
Plataforma: YouTube do Emilio Ribas Medicina Diagnóstica – https://www.youtube.com/channel/UCKh1BeQQGE6Rib3hK9oQpXA

Mais informações à imprensa: Inove Comunicação – Assessoria de Imprensa do Emilio Ribas Medicina Diagnóstica – Verônica Melo (85) 99680-0908 | Sarah Sousa (85) 99995-5426.