TV News

No mês da Caatinga, teatro de fantoches estimula cuidados com o meio ambiente entre o público infantil

Dando continuidade às ações pelo Dia Nacional da Caatinga, comemorado no dia 28 de abril, a Associação Caatinga (AC) irá promover apresentações de teatro de fantoches no Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (CIADI), localizado na Assembleia Legislativa de Fortaleza. A atividade acontecerá nos dias 18 e 19 de abril, de 10h às 11h e de 15h40 às 16h40. O objetivo é criar um vínculo afetivo entre as crianças e o meio ambiente, especialmente o bioma Caatinga.

Essa é mais uma ação do projeto No Clima da Caatinga (NCC), realizado pela Associação Caatinga e patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. No teatro de fantoches, quatro personagens representando o tatu-bola, a onça-parda, o agricultor e uma criança são utilizados como ferramentas lúdicas e atrativas para conversar com as crianças sobre a floresta da Caatinga. Nessa história, a personagem principal é a Jurema, que veio passear na “cidade grande”. A Jurema conversa com a onça-parda, que está triste porque percebeu que, em Fortaleza, poucas pessoas conhecem a Caatinga e sua biodiversidade. Dito isso, o objetivo da história é apresentar a Caatinga de maneira simples e divertida.

Após a fábula, aparece o “Tatutinga”, mascote do projeto No Clima da Caatinga, para abraçar e interagir com as crianças. “Nossa intenção é criar uma memória afetiva no público com essa interação real e palpável com os elementos da Caatinga que, por vezes, estão distantes do contexto das pessoas no meio urbano”, destaca Marília Nascimento, coordenadora de educação ambiental da Associação Caatinga.

Mais ações em comemoração ao Dia da Caatinga
A próxima ação em referência à data será no dia 25 de abril, às 8h, no auditório da Federação das Indústrias e Comércio (FIEC). A Associação Caatinga irá promover, também por meio do projeto No Clima da Caatinga, a segunda edição do seminário “Incentivos econômicos para a conservação da natureza”. “Nesse seminário vamos debater sobre diversos temas econômicos ligados à conservação do meio ambiente, como a criação e o fortalecimento de políticas públicas socioambientais, incentivos econômicos para projetos de preservação, implementação do Código Florestal e também vamos debater as novidades do mercado de carbono”, destaca Daniel Fernandes, coordenador geral da Associação Caatinga.

Serviço
Teatro de fantoches
Local: Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (CIADI)
Av. Pontes Vieira, nº 2300 – Anexo III da Assembleia Legislativa, Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque, Dionísio Torres, Fortaleza
Data: 18 e 19 de abril
Hora: 10h às 11h e de 15h40 às 16h40

Projeto No Clima da Caatinga
O projeto é realizado pela Associação Caatinga em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, atua no semiárido brasileiro desde 2011 e atualmente está em sua quarta fase. O objetivo é diminuir os efeitos potencializadores do aquecimento global por meio da conservação do semiárido, a partir do desenvolvimento de um modelo integrado de conservação da Caatinga.

Sobre a Associação Caatinga
A Associação Caatinga é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, cuja missão é
Promover a conservação das terras, florestas e águas da Caatinga para garantir a permanência de todas as suas formas de vida. Desde 1998, atua na proteção da Caatinga e no fomento ao desenvolvimento local sustentável, incrementando a resiliência de comunidades rurais à semiaridez e aos efeitos do aquecimento global.