TV News

Novo Podcast, “Sons da Butija”, apresenta memórias e ricas trajetórias de músicos cearenses

O primeiro episódio vai ao ar no dia 17 de setembro, às 15h, no Youtube

Em setembro, acontecerá o lançamento de “Sons da Butija”, um podcast audiovisual da Orquestra Popular do Nordeste, criado pelo músico cearense, Pedro Madeira, para compartilhar histórias, diversidade musical e canções dos tesouros da Música Popular Brasileira do Ceará. O primeiro episódio vai ao ar, no terceiro domingo de setembro, às 15h, no canal da Orquestra Popular do Nordeste, no Youtube.

Do conhecido termo ‘botijas’ no Nordeste – recipiente de argila usado para guardar jóias preciosas – e expressão muito usada pela mãe de Pedro na infância para referenciar os tesouros escondidos de antigos familiares, nasce a palavra-chave do projeto. “Sons da Butija” é um encontro de gerações inspiradoras de músicos cearenses unidas a uma boa conversa e muita música autoral.

O podcast tem o formato de ‘vídeocast’, apresentando além do áudio uma edição em vídeo com audiodescrição. O mesmo traz em sua essência um contar história diferente, costurando as narrativas dos artistas convidados às temáticas sociais como a acessibilidade, os desafios no cenário da música e o compartilhar de seus processos criativos que tanto ascendem a cultura do povo cearense.

“Desde a pandemia, iniciamos um desenvolvimento de trabalhos audiovisuais para compartilhar as vivências que tínhamos com artistas da cidade. Assim, poderíamos expandir a pesquisa da Orquestra, registrando memórias de nossos mestres como também dos artistas que trabalhamos recentemente. Nesses quatro episódios encontramos, além de muita música, uma conversa especial com músicos que se destacam em espaços variados da nossa cena cultural”, conta o criador do podcast, Pedro Madeira.

O projeto reúne nomes como Macaúba do Bandolim, Carlos Patriolino, Mel Mattos, Marcos Café, Caru Lina, Thiago Almeida, Fabíola Líper, Paulo Matheus e Luciano Raulino em quatro episódios de 45 minutos (cada) que serão lançados, a cada domingo, durante o mês de setembro e outubro, no Youtube. Canções como “Feira da Parangaba” de Fabíola Líper, “Parafuso Drinks” de Tarcísio Sardinha e Pedro Madeira e “Venturoso” de Carlos Patriolino farão parte do repertório apresentado no bate-papo.

“Sons da Butija” promete contribuir para a memória musical do Ceará, além de promover conhecimento, desenvolver novas estéticas contemporâneas e manter viva a identidade do povo cearense.

Sobre Pedro Madeira

Pedro Madeira é compositor, professor, pesquisador e multi – instrumentista. Graduou -se Bacharel em Composição Musical na Universidade Estadual do Ceará, onde fundou a Orquestra Popular do Nordeste (OPN).

Com a Orquestra, participou do Laboratório de Música da Escola Porto Iracema das Artes em 2017 e dirigiu diversos trabalhos entre concertos, pesquisas e publicações. São eles: Lançamento da Biografia de Belchior – Um Rapaz Latino Americano; 40 anos do disco Maraponga de Ricardo Bezerra e Fagner; transcrição e publicação de três livros de mestres do choro cearense como Tarcísio Sardinha, Macaúba do Bandolim e Carlinhos Patriolino, dentre outros concertos especiais e participações em espetáculos.

Atualmente, vem trabalhando com trilha sonora em projetos audiovisuais, com destaque para “Curva Sinuosa” de Jessica Teixeira, “Prosopopéia e Opera sem Ingresso”, curta – metragem produzido pela Orquestra Popular do Nordeste que ganhou prêmio no Cine Ceará 2023.

Serviço
O projeto “Sons da Botija” é apoiado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult CE). Lei nº 18.012 de 1º de abril de 2022, XII Edital Ceará de Incentivo às Artes

Data: 17 e 24 de setembro; 1 e 8 de outubro de 2023
Horário: 15h
Local: Canal do Youtube da Orquestra Popular do Nordeste – https://www.youtube.com/@orquestrapopulardonordeste3695

Ficha Técnica

Convidados:
Macaúba do Bandolim, Caru Lina, Fabíola Líper, Thiago Almeida, Carlinhos Patriolino, Marcus Caffé, Mel Mattos, Paulo Mateus
Violão, pesquisa e direção musical: Pedro Madeira
Bateria: Michael da Silva
Baixo: Dândara Marques
Trombone: Thesco Carvalho
Direção e Audiodescrição: Andreia Pires
Produção: Entranhamentos Produção Cultural
Assistente de produção, cenário e figurino: Isabela dos Santos
Diretor de fotografia: Tom Vidal
Assistente de fotografia: Erick Roque
Captação de áudio: LP Arruda
Captação e edição de vídeo: Luciano Raulino
Design e Ilustração: Tanilo
Assessoria de imprensa: Jéssica Malheiros